top of page
Destaque

A origem dos gatos domésticos

Os felinos são um dos animais mais fascinantes e misteriosos que existem (pelo menos em minha opinião). São enigmáticos e têm um certo jeito “independente”, características que fazem muitas pessoas se apaixonarem pela espécie, principalmente pelos gatos. Mas você já parou para pensar qual a origem dos gatos? Você tem ideia de que os seus ancestrais viveram há milhões de anos? Senta que lá vem história.

Onde tudo começou

O ancestral de todos os felídeos se chama Proialurus e habitou as florestas da Eurásia, mais tarde penetrando na África e atingindo também toda a América do Norte. Porém foram extintos há cerca de 10 milhões de anos e deram origem aos felídeos modernos.

As linhagens mais atuais de felídeos, ou felinos, têm origem há cerca de 5 milhões de anos. Originários da Ásia, eles dispersaram pelo mundo inteiro no decorrer do conjunto de eras geológicas conhecido como Pliopleistoceno (entre 5 milhões e12 mil anos atrás). Ou seja, os felídeos habitam a terra há muitos anos.

Mas e os gatos domésticos? Já vamos chegar lá...

Não há dúvidas de que o gato doméstico é da mesma espécie que os gatos selvagens.

Até a década de 70, acreditava-se que o processo de domesticação dos gatos havia iniciado com os egípcios, já que pesquisas arqueológicas encontraram inúmeros gatos mumificados e pinturas sugerindo adoração aos gatos. Porém, segundo o naturalista Schauenberg, a domesticação iniciou muito antes.

A hipótese do naturalista se baseia na capacidade craniana dos gatos selvagens da Ásia, já que estes teriam capacidade inferior aos gatos selvagens africanos e aos gatos mumificados.

Mas você deve estar se perguntando: como é isso?

Se pensarmos na evolução de todas as espécies, notaremos que aquelas que viviam há milhões de anos eram menos desenvolvidas do que as atuais, levando em consideração que as espécies vão evoluindo com o passar dos anos para se adaptar a cada período, com as respectivas transformações que ocorrem no planeta.

Pois bem, voltando à domesticação, segundo Schauenberg,o primeiro gato doméstico seria o gato ornado da Ásia.

No entanto, há controvérsias. Porém sabe-se que o homem ajudou no processo de seleção dos felinos domésticos, baseando-se na convivência e observando na natureza aqueles que eram mais dóceis.

Mas pense comigo: seja lá qual geração tenha realmente dado início à domesticação dos gatos, nós devemos muito a eles. Já pensou que sem graça seriam nossas vidas sem nossos ronrons patudos?

Fonte: Livro Larousse do gato e do gatinho.

Enquete
Publicações recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
bottom of page