Destaque

Benefícios da Castração


Os gatos são animais com uma enorme capacidade de reprodução. As ninhadas são numerosas, e a gata pode ter o primeiro cio aos 6 meses, e pode ter 4 ninhadas por ano. Para evitar tantos gatinhos que acabam abandonados nas ruas, opta-se pela castração - que traz também muitos outros benefícios. As vantagens de castrar seu gatinho são inúmeras, e o processo é muito mais simples do que muitos imaginam.

Existem basicamente três formas conhecidas de controlar a reprodução de gatos, mas a castração é a mais eficaz:


- Pelo isolamento do animal

O isolamento dos gatos impede a reprodução mas não o estresse, já que a causa do problema não é eliminada. Nas fêmeas, o estresse pode acarretar no encurtamento do anestro, isto é, os intervalos entre cios ficam cada vez menores, até quase não existirem. No caso dos machos, o problema assume outras dimensões: o gato marca território (e a urina dos gatos possuem odor extremamente forte e difícil de se eliminar por completo).


- Com o uso de medicamentos

Muitas pessoas optam por dar anticoncepcional para suas gatas (em comprimidos ou injeções), sem se dar conta que o uso desses medicamentos acarreta inúmeras e graves complicações de saúde, que diminuem a longevidade do animal e que vão obrigar o proprietário, mais tarde, a tratamentos caros e dolorosos para os animais.


- Pela castração

Por fim, quando devem pensar sobre a castração, muitas pessoas têm pena ou medo do procedimento, mas a cirurgia no gatinho é bastante simples, bem como a recuperação, e os benefícios são inúmeros.


O que é a castração?


A castração é um procedimento cirúrgico simples. Castração é o termo mais apropriado a se utilizar, e compreende a retirada cirúrgica dos órgãos produtores de células reprodutivas (testículos, nos machos e ovários, nas fêmeas, sendo que nas fêmeas é retirado também o útero). O termo técnico para estas cirurgias são: orquiectomia bilateral, para os machos e, ovariohisterectomia, para as fêmeas. O termo esterilização vem sendo erroneamente empregado, pois é mais adequado ao processo de eliminação de agentes contaminantes em ambientes, equipamento e materiais cirúrgicos e hospitalares.

A castração de machos e de fêmeas são cirurgias que impedem a procriação. Deve ser realizada, única e exclusivamente por um Médico Veterinário e existe uma necessidade do mesmo estar sob anestesia geral.

A castração de machos é mais fácil e mais rápida (a cirurgia, em si, dura em média 10 minutos, porém profissionais treinados a realizam em até menos tempo), e requer menos cuidados no pós-operatório. São retirados os testículos e alguns órgãos adjacentes, enquanto que nas fêmeas, requer alguns dias de atenção pós-operatória até à cicatrização. A cirurgia equivalente, em fêmeas dura em média dura entre 5 a 15 minutos.