Destaque

Qual a melhor ração para o seu ronrom?

Com tantas opções no mercado, muitas vezes acabamos não sabendo qual ração escolher e o que buscar na hora da escolha. A ração, na maioria das vezes, é o único alimento do nosso gatinho, por isso precisamos escolher uma que vá atender todas as necessidades do nosso ronrom, que contenha todos os nutrientes que ele precisa para ter uma vida saudável.


Já falamos um pouco sobre como entender os ingredientes das rações e o que procurar na embalagem, nesse post: O que o seu gato está comendo?


Hoje vamos falar um pouco sobre a denominação das rações e o que cada uma quer dizer. As rações disponíveis no mercado são divididas, basicamente, em premium, super premium, e normal.

Fonte da imagem: https://viladopet.files.wordpress.com/2013/06/shutterstock_76849732.jpg

Ração Normal


Estas rações são balanceadas, entretanto a qualidade da proteína utilizada é inferior. Contêm farinha de carne e ossos, glúten de milho, gordura animal, etc. Os animais vivem bem com estas rações, entretanto têm que ingerir um volume grande para adquirir os nutrientes na quantidade necessária. E não são “ideais” quanto à digestibilidade porque se alcança o percentual de proteína com ingredientes de menor digestibilidade como a soja ou o glúten. Sendo assim a quantidade de fezes também será maior, pois o organismo do animal não consegue absorver muitos nutrientes. Estas rações geralmente possuem uma grande quantidade de palatabilizantes. Corantes e conservantes também são muito utilizados pelos produtores.


Ração Premium


São produtos de alta qualidade, em nutrição veterinária, por isso mais caros. Têm sua formulação baseada em carne de frango, ovelha, peru… Porém, realmente contém carne, ou resíduos de abatedouro, como digestas de frango por exemplo. Tais ingredientes, de origem animal, têm maior digestibilidade, ou seja, o trato digestivo do animal tem menos “trabalho” para metabolizá-los. Esta é outra característica das rações premium: como a digestibilidade é maior, o consumo diário é menor (o que