Destaque

PIF (PERITONITE INFECCIOSA FELINA) – O BICHO PAPÃO DOS DONOS DE GATO


Se de repente seu gato começar a espirrar, lacrimejar, ter diarreia e alguma dificuldade respiratória, fique de olho! Essas reações são muito características da PIF, e o pior: essa doença mata!


PIF (peritonite infecciosa felina) é uma doença contagiosa causada por uma infecção por um coronavírus, mais comum entre os animais com até 2 anos de idade, mas que também pode acometer gatos idosos imunossuprimidos (sistema imunológico debilitado por outras doenças).


Ela ataca as células brancas do sangue - onde o vírus cresce e se transmuta - transformando em uma inflamação no local. Apenas uma pequena parte dos gatos infectados irá desenvolver a doença, porém é importante saber que ela é incurável e altamente transmissível.


O controle da doença é trabalhoso, principalmente em lares e abrigos com muitos animais. Situações que causam estresse ao animal podem diminuir o seu sistema de defesa imunológica e acabar facilitando o contágio. Com isso, a prevenção deverá focar na diminuição do estresse do felino e na individualização de objetos pessoais, como comedouros, bebedouros e, principalmente, caixas sanitárias, pois a via de contaminação é oro-fecal (ingestão das fezes do portador).



Contaminação oro-fecal
<