Destaque

A PICADINHA QUE NÃO DÓI – ACUPUNTURA VETERINÁRIA





A acupuntura veterinária é uma técnica alternativa chinesa que consiste na aplicação de agulhas no corpo dos animais a fim de atingir pontos importantes e estimulantes no tratamento de diversas doenças. Todo o material é esterilizado e descartável, podendo ser utilizada somente uma única vez.

Esta técnica funciona da seguinte forma: a agulha é aplicada no pet de maneira superficial ou até mesmo alguns centímetros abaixo da pele, podendo chegar até seus músculos. Cada local onde a agulha atinge gera um estímulo natural no organismo do animal, aliviando sinais clínicos e colaborando para a saúde tanto física quando emocional do animal.


Quem pode fazer acupuntura em animais?

A acupuntura veterinária não deve ser realizada por qualquer pessoa que não tenha a formação e especialização necessária, sendo assim, somente um médico veterinária com especialização na área poderá realizar o procedimento, pois ele precisa saber quais os pontos corretos do animal em que deve fazer a aplicação das agulhas.

Vale a pena procurar um profissional bastante especializado, como por exemplo, se estiver com algum problema de pele, procure um veterinário dermatologista especializado em acupuntura veterinária e assim por diante.


A acupuntura causa dor no animal?

Este procedimento não causa dor no animal, nem mesmo quando é feita a eletroacupuntura, técnica na qual as agulhas da aplicação são submetidas a uma carga elétrica para potencializar o resultado das aplicações.

A acupuntura, além de não ocasionar dor, faz com que o animal sinta-se relaxado podendo até mesmo dormir durante as sessões devido à produção de substâncias como a serotonina e a endorfina, responsáveis pela sensação de sono.