top of page
Destaque

Levando seu ronrom para viajar

Você vai viajar e nada mais que normal querer levar seu ronrom junto, afinal ele também faz parte da família. Mas antes você deve ficar atento a algumas informações e exigências para fazer um transporte seguro.

Fonte: domínio público

Primeiro: ENJOO DURANTE A VIAGEM.

É normal que alguns gatos passem mal durante a viagem, tenham enjoos ou fiquem agitados, devido ao movimento ou até ao mesmo calor.

Para evitar essa reação, existem medicamentos que ajudam no enjoo e no estresse. Para enjoo há alguns medicamentos indicados, como Dramin, que também é de uso humano, ou Cerenia (injetável) de uso veterinário. Há também calmantes naturais para aliviar o estresse.

Deixando claro que você não deve utilizar medicamento algum sem antes consultar um médico veterinário, pois existe dosagem específica para cada peso e condição de saúde. Há medicamentos extremamente tóxicos para gatos podendo levá-los a óbito.

Segundo: ONDE TRANSPORTAR SEU GATO

Tanto em viagens de avião, navio, ônibus, carro ou outros, o seu animal deve ser transportado com segurança.

Para transporte do seu gato em carro, o local mais correto é o banco traseiro.

Já para os outros meios de locomoção, dependendo da empresa, seu animal é transportado em um compartimento voltado especialmente para cargas vivas.

O transporte do seu animal deve ser feito em caixas de transporte, gaiola ou cadeiras e assentos, devidamente presos ao cinto de segurança evitando que ele circule pelo veículo. Isto serve para cães também. Assim você estará evitando possíveis acidentes, preservando a vida do seu animal, a sua e de terceiros.

Há vários tipos de caixas para transportar seu animal, algumas mais caras, outras mais baratas. O mais importante é você observar se o tamanho e o peso que ela pode suportar são compatíveis com o peso e o tamanho do seu animal.

Terceiro: QUAIS DOCUMENTOS SÃO NECESSÁRIOS

Para o transporte de animais dentro do Brasil, seja ele terrestre ou aéreo, é necessário que tenha todas as vacinas em dia e um atestado de saúde do animal, emitido por um veterinário inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária(CRMV), segundo o site Brasil.gov.

Para viagens com destino fora do Brasil, você deverá fazer uma pesquisa sobre o país para o qual pretende viajar, informando-se sobre a legislação local, pois cada um possui uma legislação e exigências diferentes.

A maioria exige que o animal possua chip de identificação, vacinas em dia e atestado de saúde de um médico veterinário.

Há possibilidade também de fazer um passaporte para o seu ronrom, assim não será preciso providenciar um atestado de saúde a cada viagem. Este passaporte é aceito apenas no Brasil e países que possuam acordo de equivalência, valendo também para cães, segundo site do Ministério da Agricultura.

Sobre informações para fazer o passaporte do seu pet, você encontra no site do Ministério da Agricultura, onde há um requerimento para Concessão de passaporte para Cães e Gatos.

Fonte: domínio público

Quarto: EMPRESAS QUE PERMITEM TRANSPORTE DE ANIMAIS DENTRO DA CABINE

A maioria das companhias aéreas com operações no Brasil (GOL, TAM, AVIANCA, AZUL...) permitem que o animal doméstico seja transportado junto a você na cabine do avião, cada empresa tendo sua exigência para o transporte.

Antes de viajar é sempre importante entrar em contato com a companhia aérea que você irá utilizar e se informar a respeito da documentação necessária.

Algumas empresas de ônibus costumam proibir que o animal seja transportado junto ao tutor, a não ser cães guias. Por isso, antes de decidir a empresa que você irá utilizar, é bom se informar como funciona o transporte de animais.

 

Sabendo das exigências para viajar com seu ronrom, agora é só arrumar as malas e partir para aventura. BOA VIAGEM !!!

Fontes: Portal Brasil

Ministério da Agricultura

Enquete
Publicações recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
bottom of page