top of page
Destaque

Chegou o verão e com ele: as pulgas

O verão chegou e com ele o grande pesadelo das infestações de pulgas pode atingir nossos lares e nossos gatinhos.


As pulgas são os parasitas mais comuns nos pets domésticos e além de alergia, irritação e desconforto, elas também podem transmitir doenças aos animais. Portanto, além de uma questão de bem estar e higiene, manter as pulgas longe dos nossos animais é também uma questão de saúde!

O que muitas pessoas não sabem, é que o grande foco de tratamento da infestação por pulgas não deve ser o corpo do animal, e sim o ambiente em que ele vive. Nossa casa é a grande hospedeira de 95% das fases da vida das pulgas. As pulgas adultas, aquelas que encontramos nos pelos dos animais, são apenas 5% do ciclo da vida das bichinhas!


Aqui mesmo no Blog do Adote um Ronrom já abordamos detalhes sobre as pulgas! Relembre o post.


O maior problema então são os ovos, larvas e pupas que se alojam em tapetes, tecidos, frestas do chão e móveis, rodapés e outros ambientes úmidos e com material orgânico que possam consumir e se desenvolver. Sendo que ao tentar acabar com as pulgas, não basta aplicar medicamentos no animal, a limpeza da casa é a parte mais importante.


Nesta reportagem podemos entender mais sobre o assunto, na palavra de médicos, e logo abaixo resumiremos o que você deve fazer para enfrentar essa praga:


Enfrentando o problema:

Após os cuidados com o animal infestado, seguindo as recomendações do veterinário, veja as dicas para eliminar os focos do ambiente.


  • Lavação de cobertas, lençóis e tapetes: As pulgas atualmente estão se tornando resistentes aos inseticidas comuns, então uma boa dica para eliminar os ovos que possam estar alojados em tapetes e tecidos é a lavagem ou secagem em altas temperaturas. As altas temperaturas irão matar as larvas e pupas.


  • Limpeza de chão, móveis, caixa de transporte e carro: É de extrema importância aspirar os locais onde os ovos possam estar alojados. Esses locais incluem sofá, colchões e bancos do carro, por exemplo. Como os ovos e larvas se escondem nas frestas, não basta limpar com pano, é essencial aspirar com aspirador de pó. Lembrar de posteriormente descartar o saco do aspirador.

  • Uso de produtos antipulgas para ambientes e contratação de empresas de desinfecção: Em casos extremos de infestação é necessário o uso de produtos específicos para eliminar as pulgas. Porém, nestes casos é muito importante se informar com o veterinário previamente para saber quanto tempo o animal deve ficar afastado do local da aplicação para evitar intoxicações. A aplicação de qualquer produto adquirido deve seguir as instruções do rótulo e qualquer dúvida um profissional deve ser solicitado.


  • Repetir os procedimentos: Muitas vezes achamos que o inseticida não está fazendo efeito mas, na verdade, os processos de limpeza e lavação do ambiente devem se repetir durante aproximadamente um mês para eliminar completamente as pulgas em todas suas fases de vida e impedir que o problema recomece.

E você? Como enfrenta este problema?

Fontes: http://mulhercuriosa.com.br/, https://www.mundodosanimais.pt/, http://www.cachorrogato.com.br/, http://animais.umcomo.com.br/

Imagens: http://www.cachorrogato.com.br/, http://barbaravolnei.blogspot.com.br/, http://br.freepik.com/

Enquete
Publicações recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
bottom of page