top of page
Destaque

Tipos de areia higiênica para gato


Gatinho do ronrom flagrado na caixinha de areia (ele já foi adotado =)​

Uma das coisas práticas de adotar um gatinho é que, chegando em casa, ele já sabe onde é o banheiro dele: a caixinha de areia. A maior parte dos gatos aprende desde filhote a usar, observando os gatos mais velhos, então não é preciso ensiná-lo.

Se o gato que costumava fazer tudo na areia certinho de repente está fazendo do lado de fora, é importante levá-lo no veterinário. Muitos gatos fazem isso quando estão doentes. Pode ser que ele estava com dor e não conseguiu entrar na caixa, não conseguiu se controlar ou mesmo por outros fatores.

O motivo pode ser psicológico, algum trauma ou frustração está levando ele a fazer fora da caixa, mas é importante levá-lo no veterinário porque, se o gato estiver doente, tentar mostrar o lugar certo ou mesmo brigar com ele não vai resolver.

Existem dois tipos principais de areia para colocar na caixinha: sílica e areia comum. São muitas as marcas no mercado, os valores variam bastante tanto entre as marcas como de um mercado/agropecuária para outra. Vale a pena pesquisar e comprar um pouco a mais para estocar quando você encontrar um preço bom. A areia comum custa em torno de R$7 um pacote com 4kg. Já a sílica fica em torno de R$40 um pacote com a mesma quantidade.

A areia comum

É bem mais barata, mas dura menos e não é muito eficiente para reter o cheiro da urina e das fezes. Além disso, se o seu gatinho gostar de jogar bastante areia para cobrir os presentinhos que deixar na caixinha, pode ser que caia bastante areia para fora da caixa e isso contribua para deixar sua casa suja mais rapidamente.

No entanto, se você limpar a caixinha diariamente, o que é recomendado, a questão do cheiro pode não ser um grande problema. Além disso, existem caixinhas com tampa basculante. O gato empurra a tampa para entrar e sair e ela fica fechada o tempo todo, garantindo que o cheiro também fique por lá.

pretende...). A gente prefere resgatar mais gatinhos e encontrar famílias para eles =)

Sílica

A sílica é vendida em cristais e em bolinhas de formatos variados, maiores ou menores. Há quem prefira usar a sílica, mesmo sendo mais cara, porque ela dura mais. Um pacote deve durar em torno de um mês. Ela evita um pouco melhor o odor das fezes, ainda assim é necessário removê-las todos os dias. A maior diferença diferença é que ao longo do tempo a sílica absorve a urina. Mesmo assim, quem sofre com rinite, por exemplo, pode não se acostumar com a sílica porque o cheiro de uréia pode incomodar conforme chega o fim da vida útil da sílica.

A preferência do freguês

Além dessas questões que você vai levar em conta, saiba que seu gato também pode ter uma opinião sobre a areia. Alguns gatos se acostumam com um tipo de areia e não gostam de outro. Se você trocou e ele parou de fazer na caixa, tente voltar para o tipo de antes para ver se era esse o problema.

Além disso, alguns gatos se recusam a usar a caixa de areia se ela estiver suja, o que é uma atitude sábia já que se a caixa ficar suja muito tempo pode transmitir doenças para o gato.


Enquete
Publicações recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
bottom of page