top of page
Destaque

Como introduzir um novo ronrom à família

Uma das primeiras coisas que nos vem à cabeça quando pensamos em aumentar a família felina é o período de adaptação - que muitas vezes pode ser difícil. Ficamos na ansiedade de que nosso gatinho se dê bem com o novo ronrom e queremos vê-los sendo amigos logo, mas é preciso um pouco de tempo e paciência.


Aqui vão algumas dicas para se preparar para a chegada do novo membro da família:

​​

Antes - Planejamento:

Em primeiro lugar é preciso se planejar para receber o novo gatinho.​ Prepare um cômodo de sua residência para a chegada do novo ronrom - com sua própria caixa de areia, potinhos de comida e água, e uma caminha para ele dormir. Deixe esse cômodo para o novo ronrom, para que ele fique separado do(s) seu(s) outro(s) gato(s) em um primeiro momento.

Quando trouxer o novo gatinho, leve-o direto para o cômodo separado, sem deixar que eles tenham contato visual (tampe a caixa de transporte ao entrar na residência). Se possível, peça para que alguém que não mora na residência traga o gatinho novo, assim não vai parecer que você está trazendo um "substituto" ao seu gato.


Durante - adaptação:


A maior dica durante a adaptação de dois (ou mais) gatos no mesmo lar é introduzir eles aos poucos - primeiro pelo cheiro, depois pelo contato visual e, por último, o contato físico.


- Deixe eles sentirem o cheiro um do outro. Troque objetos usados pelos gatinhos (um paninho onde eles dormiram, por exemplo), deixem que eles se acostumem primeiro com os cheiros.


- Troque eles de lugar. Não deixe apenas um gato preso em um ambiente da casa, para que ele não tenha a impressão de que esse é apenas território dele e que, quando o outro gatinho entrar nesse ambiente, estará sendo uma ameaça ao seu território. Deixe eles explorarem, separadamente, cada ambiente da casa, sentindo o cheiro que o outro deixou.


- Faça com que a presença do outro seja associada a algo positivo: essa associação positiva é uma maneira de fazer eles irem se acostumando com a existência do outro. Alimente eles através de uma porta, um de cada lado, onde eles não consigam se ver, mas consigam sentir o cheiro um do outro. O ronrom irá associar o cheiro do outro gatinho com algo bom: a hora da comida. Para os gatinhos que tem alimentação livre, uma dica é, nesse período de adaptação, deixar para alimentar apenas os ronrons juntos, para que a comida seja algo atraente no momento que você oferecer.


- Deixe eles fazerem um pequeno contato visual, de preferência na hora da comida - lembrando da associação positiva. Alimente cada um por um lado da porta, mas deixe uma fresta aberta, para que eles possam se ver enquanto comem, assim o gatinho estará associando também a imagem do outro com uma coisa boa. Permita que eles se vejam algumas vezes por meios que não consigam se tocar ainda - abra uma fresta da porta e deixe eles se descobrirem aos poucos.


- Brincando juntos: faça o primeiro contato físico, deixando eles experimentarem seus brinquedos preferidos juntos, assim eles estarão distraídos e não prestarão atenção apenas no outro. Supervisione sempre o contato, veja como eles se comportam, brinque com eles, ofereça petiscos quando se comportarem bem. Tenha um borrifador de água à mão, para borrifar caso ocorra alguma briga - mostrando que esse é um comportamento errado. Caso haja algum stress no primeiro contato, separe-os novamente, e tente novamente em outro momento. Continue deixando eles em ambientes separados quando não houver supervisão, mas faça essa hora do contato cada vez mais longa, sempre lembrando que nesses momentos eles tem que presenciar apenas coisas boas, para associar a imagem do outro a isso.


- Lembre-se sempre de deixar lugares para eles se esconderem, caso se sintam assustados com os primeiros contatos, ou caso aconteça algum desentendimento logo de cara.


O gatinho tem que entender que o outro não é uma ameaça. Principalmente o(s) gato(s) que já vivia(m) na casa pode sentir seu território ameaçado pelo novo integrante da família, por isso é preciso esse tempo para se acostumarem e processarem que o outro não representa perigo.


O vídeo a seguir ilustra esses passos, mostrando como foi a introdução dos gatinhos Code e Marmalade, que em menos de uma semana já estavam convivendo bem no mesmo ambiente:


Em alguns casos a adaptação é mais fácil e rápida, e em outros pode demorar mais. O importante é ter paciência até que os gatinhos se tornem amigos - ou, pelo menos, convivam em harmonia.


Uma ajuda a mais:


- Feliway: O Feliway é um análogo sintético do feromônio facial felino, que reproduz as propriedades de familiarização normalmente produzidas pelo gato quando ele deposita seu próprio feromônio facial. Deixar o difusor de Feliway na tomada (de preferência 24h antes da chegada do novo ronrom) ajuda a criar um ambiente agradável para os gatinhos, a tranquilizá-los e a não estranhar tanto o cheiro um do outro.


- Florais: Existem florais que também podem ajudar nessa adaptação, inclusive destinados para esse tipo de caso específico. Pesquise qual a melhor opção para o seu gatinho de acordo com a personalidade dele, e do nível de dificuldade de adaptação.


Depois - muito amor (e, quem sabe, mais um ronrom?):


Depois do período de adaptação é só comemorar! Não existe maior alegria que ver nossos ronrons se dando bem, e ver que valeu a pena ter paciência com eles. Ter mais de um gatinho é ter o amor multiplicado na família

E que tal adotar dois (ou mais) ronrons que já são amigos? Na foto acima, Avelã e Frajola, duas gatinhas que já se amam muito e estão disponíveis para adoção.


Mais informações sobre o Adote um Ronrom e os gatinhos disponiveis para adoção, você encontra na nossa página do facebook: Adote um Ronrom.

Enquete
Publicações recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
bottom of page