Destaque

Como garantir o bem-estar dos felinos em ambientes telados


Foto: Laura Tosetto Longo

Princess adora demonstrar a importância das redes no espaço do Ronrom

Muitas pessoas que pensam em adotar um gatinho - e mesmo algumas que já têm gato - ainda não têm consciência da importância fundamental de colocar redes de proteção em todas as janelas e demais ligações com a rua na residência onde o animal irá viver. Nós do Adote um Ronrom estamos sempre reforçando o quão indispensáveis são as telas, e o quanto elas servem para garantir a integridade física dos animais.

No caso dos gatinhos que estão para adoção no projeto, nenhum deles poderá ser adotado sem que o adotante instale redes de proteção em casa. Isso faz parte do nosso termo de adoção. Por isso nós vamos pessoalmente até o local verificar se elas estão instaladas adequadamente. Mas não se trata apenas de um pré-requisito que deve ser cumprido para poder levar o animal: é importante que as pessoas criem uma real consciência da importância deste item, e que também passem a informação adiante.

Por que telar a residência

Em apartamentos, a rede de proteção é indispensável por vários motivos: primeiro porque evita o risco de quedas e acidentes com o animal - não, os gatos não caem sempre de pé e não são imunes a ferimentos causados por quedas. Mesmo em andares baixos, a queda pode, sim, trazer graves consequências para a saúde do animal.

Além disso, as redes permitem que as janelas fiquem abertas a qualquer tempo, sem oferecer risco ao gatinho, e isso possibilita que o animal observe a rua e tenha contanto com o ambiente externo. Essa liberdade contribui bastante para o bem-estar do animal.

Foto: Security Rede de Proteção / Divulgação

Gatinho seguro no parapeito de uma sacada com rede de proteção

Já se a residência for uma casa (o mesmo vale para apartamentos térreos), as redes são fundamentais para evitar que os ronrons saiam à rua e tenham contato com outros gatos e animais que podem transmitir doenças. Há várias formas de colocar redes em muros e grades.