top of page
Destaque

5 mitos populares sobre os gatos


O universo felino é cheio de historinhas e mitos populares que, se levados a sério, podem atrapalhar a convivência e a saúde dos gatinhos. São aquelas coisas que a gente escuta por aí sem saber de onde vieram, mas que muita gente ainda repete sem verificar a procedência. A não ser que você esteja assistindo a um desenho animado, desconfie sempre que ouvir uma das seguintes inverdades:


1. Os gatos não se apegam às pessoas


Essa é uma das maiores inverdades que até hoje são repetidas por aí sobre os ronrons, mas qualquer pessoa que conviver com um gato vai perceber que se trata de mito. É claro que existem graus diferentes de apego, assim como nas outras espécies de animais domésticos e até entre as pessoas: alguns são mais grudados, carentes e outros mais independentes, não demonstrando tanta afeição. Mas isso não significa que pra eles tanto faz estarem sozinhos ou na presença dos humanos, e nem que o importante é apenas ter comida e água limpa no pote. Os gatinhos sabem, sim, quando estão perto das pessoas conhecidas e amadas, e ficam felizes quando chegamos em casa após passarmos o dia fora.





2. Gatos têm medo de água


Verdade que uma parte dos bichanos não curte aquele banhozão no tanque, mas existem muitos gatos que adoram e a generalização acaba se tornando falsa. A internet está cheia de vídeos e imagens que mostram gatos inclusive mergulhando na banheira. A questão é que, se a água for sempre apresentada ao animal como motivo de ameaça e pânico, ele de fato vai querer sair correndo. Caso você queira acostumar o seu animal à água, experimenta associá-la sempre a momentos de diversão e brincadeira, com o mínimo de tensão possível.




3. Gatos caem sempre em pé


Tá na cara que isso não é verdade, mas não custa repetir. Gatos não caem sempre de pé, e eles se machucam - e muito - ao cair da janela. Por isso, se alguém usar esse mito como desculpa para não colocar redes de proteção no apartamento, saiba que o gato dessa pessoa corre sérios riscos de se ferir. Acho que nem precisamos falar sobre ter 7 vidas, né? Alguém realmente acredita nisso?




4. Filhotes devem ser alimentados com leite


Falso. A menos que seja o leite da mãe, ou de outra gata que possa amamentá-los, os filhotes não devem receber leite. O leite de qualquer outra espécie (vaca, cabra etc) ou leite em pó para consumo humano não deve, de maneira nenhuma, ser dado aos felinos, pois é tóxico para o organismo dos gatos. Cada mamífero é adaptado para receber apenas o leite de sua espécie, com o conjunto de enzimas necessárias para digerir e processar o alimento no organismo - não à toa muitas pessoas não toleram o leite de vaca, por exemplo. Caso o gatinho recém-nascido não tenha acesso a uma gata para ser amamentado, existem produtos no mercado veterinário especialmente desenvolvidos para substituir esse leite, e até minimamadeiras próprias para esse fim.




5. Gatos não podem ser educados


O que ocorre é que os gatinhos não curtem uma relação de autoritarismo por parte dos humanos, e por isso em geral não se deixam condicionar facilmente pelo esquema comando/recompensa. Gatos precisam ter espaço para fazer o que estiverem com vontade, mas é possível, sim, ensinar os ronrons a usar determinados espaços da casa e a não escalar a sua perna cada vez que você pega o saco de ração. Alguns produtos conhecidos como "atrativos" ajudam nesse processo, pois fazem com o que o gato se sinta mais à vontade nos espaços onde você quer que ele fique. Basta ter paciência e tratá-los com respeito.


Enquete
Publicações recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
bottom of page