top of page
Destaque

Sexta-feira 13 e os gatos pretos



Todo mundo já ouviu falar que ver gato preto dá azar, né? Isso obviamente é uma grande mentira/lenda/superstição popular que se originou na Idade Média, quando os felinos de pelagem preta passaram a ser associados às mulheres então consideradas bruxas, mas há quem acredite.


O que existe de fato é uma procura, ou melhor, uma "caça" por gatos dessa cor principalmente perto de datas como as sextas-feiras 13, por parte de pessoas que pretendem usar os animais em rituais e também em "brincadeiras" envolvendo maus tratos e violência.


A ONG Adote um Gatinho, de São Paulo, afirma que já realizou resgate de gatos com a boca e os olhos costurados, por exemplo. Por isso, sempre que uma sexta 13 se aproxima, recomendamos que os gatos pretos recebam cuidados redobrados no sentido não ficarem soltos com acesso livre à rua - mas lembramos que qualquer gato, de qualquer cor, está sujeito a perigos e a doenças ao ficar solto.


Ah, e detalhe: pouca gente sabe, mas os gatos inteiramente brancos também são visados para esse fim. Evite também doar gatos pretos ou brancos perto dessas datas.



Você sabia?


> Existem algumas características comportamentais que podem ser associadas com a cor da pelagem dos gatos. De acordo com a pesquisadora Temple Grandin, do livro Os Animais nos Fazem Humanos, os gatos pretos são mais sociáveis, pacíficos, amigáveis e mais propensos a viver em grupos do que os gatos de outras cores.


> Na Pérsia, maltratar um gato preto era considerado equivalente a prejudicar um espírito amigo e também a si próprio.


> No Reino Unido, a ONG Cats Protection instaurou o dia 27 de outubro como o Dia de Celebração do Gato Preto, comemorado desde 2011 com campanhas de conscientização, concursos online e outras atividades.


> Na mitologia egípcia, a deusa Bastet, que tem a cabeça de um gato preto, é a divindade associada ao sol, à lua e à proteção das mulheres, sendo também considerada a deusa da fertilidade.


> Desde a Antiguidade até os dias de hoje, é comum que gatos façam parte da "tripulação" de embarcações - inclusive os pretos! - para ajudar no combate a ratos e outros roedores.

Fontes:

Imagem: Fernanda Pacheco / mmkittens.com


Enquete
Publicações recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
bottom of page