A linguagem dos gatos
Todos nós já nos perguntamos alguma vez na vida o que os gatos estão pensando num determinado momento. É certo que, com o passar dos anos e com a convivência com eles, aprenderemos a decifrar o que querem ou o que precisam, mas no começo pode não ser tão simples compreendê-los. Os gatos, embora não possam falar, comunicam-se conosco e com o seu ambiente de uma forma muito especial. Eles se fazem entender do seu jeito e, para isso, usam os seus movimentos corporais, a sua capacidade sonora e inclusive certas substâncias químicas, os feromônios, que lhes ajudam a comunicar-se com outros felinos.
Para compreender melhor a linguagem dos nossos ronrons, é preciso observar e tentar entender o significado dos gestos, dos olhares, da expressão corporal do seu gatinho. Aprendendo as chaves da linguagem corporal dos gatos, aprenderemos a nos comunicar melhor com eles.
Existem mais de 25 movimentos corporais característicos que apresentam um significado concreto. Estes movimentos devem ser reconhecidos e interpretados para assim reconhecer o que o nosso gato deseja nos comunicar. Falaremos dos movimentos mais básicos do nosso ronrom e do que estes significam:
Linguagem corporal da cauda
A cauda é uma das partes do corpo dos gatos que mais sensações transmitem, e muitos destes movimentos são muito fáceis de identificar:
- Quando o nosso gato estiver sentado e mover a sua cauda, demonstra concentração;
- No caso de chegar perto dele e notarmos que a sua cauda começa a mover-se de um lado para o outro, é porque está aborrecido com a nossa chegada e é melhor ir com calma ou não o incomodar;
- Os movimentos suaves da cauda nos mostram e tranquilidade do nosso ronrom;
- No caso de deixar a cauda rígida, nos mostra a curiosidade que nesse momento o gatinho está sentindo;
- Um gato assustado eriça a cauda, tal como a pelagem;
- No caso de deixar a cauda em pé o tempo todo, significa um gato de bom humor e que chama a atenção;
- No caso de um gato tímido, a cauda ficará muito baixa ou no meio das patas.
- Quando o gatinho, além de estar assustado, infla a sua cauda e a arqueia, o melhor é afastar-se, já que isto demonstra uma posição defensiva e um possível ataque se o gato é provocado.
Linguagem dos olhos, as orelhas e os bigodes
Além dos movimentos da cauda, também existem outros movimentos importantes como os dos olhos, orelhas e dos bigodes.
- Quando o gato tem os olhos bem abertos, é que porque se encontra observado e feliz;
- Quando estes, por outro lado, se encontram entreabertos é um sinal de que o gato pode estar simplesmente com sono, tranquilo, ou se ele persistir assim por muito tempo pode ser sinal de alguma infecção - leve-se ao veterinário neste caso;
- Quando se observam as pupilas dos olhos com um tamanho grande, acompanhado de movimentos nervosos, o gesto nos diz que temos o ronrom está assustado.
Com as orelhas sabemos que um gato está feliz, se estas estiverem para cima; no caso dos gatos assustados, estas estão dispostas para baixo; e nos gatos irritados, estas apontam para a frente.
No caso dos bigodes, se estes estão dispostos para as costas, o está tranquilo. Se o gato estiver feliz, os seus bigodes estarão estendidos. No caso de estar irritado, medo, ou possivelmente doente, estes estarão dispostos para trás.
Conhecendo estes movimentos, observando os nossos ronrons, certamente poderemos entendê-los melhor e, assim, evitar problemas desnecessários quando o nosso gato estiver irritado ou aborrecido, e ainda saber quando estão felizes. Com o tempo vamos entendendo os sinais e aprendendo a nos comunicar melhor com eles. ❤
Leia também: