Destaque

9 dicas para refrescar e proteger os gatos do calor


Meu gato ficou feliz em testar a dica número 5 :)


Não somos só nós, humanos, que sentimos na pele os efeitos do calor excessivo dos meses do verão. Os gatos, apesar de possuírem uma temperatura corporal um pouco mais elevada que a nossa (entre 38 e 39ºC aproximadamente), também sofrem as consequências das altas temperaturas e podem ficar ofegantes, letárgicos ou mesmo virem a ter insolações.


A forma natural que os gatos têm para amenizar o calor é lambendo o próprio corpo, já que a saliva, ao evaporar, produz um efeito refrescante. Mesmo assim, dependendo do clima e do local, isso pode não ser suficiente para o seu bichinho se sentir confortável. Por isso aqui vão algumas dicas para ajudar os ronrons a ficarem fresquinhos e saudáveis no verão.


1. Muita água fresca


Como no verão a desidratação do corpo é mais intensa, é importante que os gatos reponham toda a água perdida com o calor e as lambidas. Coloque mais potes de água espalhados pela casa, preferencialmente em locais onde não bata sol, para que a água fique fresca por mais tempo. Mesmo assim, troque o conteúdos dos potes pelo menos duas vezes ao dia.


2. Tosa e escovação


Principalmente os gatos de pelo longo podem sofrer ainda mais com o calor em decorrência do volume da pelagem. Além de deixá-los desconfortáveis nos dias muito quentes, o pelo também pode ocasionar vômitos e maior acúmulo de bolas de pelo, já que os gatos tendem a se lamber com mais frequência por causa do calor.


O mesmo vale para a escovação, que ajuda a eliminar pelos mortos, evitando que o animal venha a ingeri-los. No verão, é legal mantê-los com o pelo sempre tosado e escovado, para que se sintam mais confortáveis. Caso você não tenha o hábito de tosar o seu ronrom, é importante consultar um veterinário antes de realizar o procedimento.


3. Banhos refrescantes


Essa dica é para aqueles gatos que gostam de água, e nós sabemos que não são todos. Mas eles existem! Se o seu gatinho adora brincar na torneira da pia, no tanque ou no chuveiro, essa é a hora: tampe o ralo da pia e coloque um pouco de água, formando uma piscininha para ele brincar.


4. Gelo na água