top of page
Destaque

A Música para os gatos


Em muitos momentos nós humanos apreciamos ouvir uma boa música e a melodia escolhida varia conforme o momento. Por exemplo, para relaxamento, gostamos de escutar mantras, músicas clássicas. Mas… e os gatos? Eles também relaxam ouvindo essas músicas?


O psicólogo Charles Snowdon da Universidade de Winconsin e o compositor David Teie da Universidade de Maryland, EUA, descobriram que uma melodia harmoniosa pode sim acalmar os bichamos, porém a música precisa ser bem específica para eles.


Como a música humana geralmente tem a melodia baseada no ritmo de nossos batimentos cardíacos, Snowdon e Teie tiveram a ideia de criar melodias que remetessem a sons que interessem aos gatos, como o ronronado e a sucção ao mamar.

“Estudamos as vocalizações naturais de gatos e combinamos a música para a mesma faixa de frequência, cerca de uma oitava ou mais superior que a faixa de vozes humanas”, disse Snowdon.


Em uma experiência, os pesquisadores reuniram 47 gatos domésticos e observaram suas reações ao ouvir músicas para humanos e as músicas feitas especialmente para eles.

Os gatos não reagiram à música humana, em contrapartida, ao ouvirem as músicas para gatos eles começaram a ficar em alerta e se aproximaram das caixas de som, muitas vezes se esfregando sobre elas.


Leia também:


Para o projeto, chamado Music for Cats, Snowdon e Teie criaram quatro músicas, são elas: Spook’s Ditty, Cozmo’s Air, Rusty’s Ballad e Padma’s Love, todas disponíveis em amostras gratuitas no site Music for Cats e em versões integrais a partir de $1 cada.


E você, costuma colocar música para o seu gatinho?


Fontes de pesquisa:

http://www.musicforcats.com/#new-album-section https://catracalivre.com.br/geral/mundo-animal/indicacao/cientistas-criam-musicas-exclusivas-para-gatos/ http://www.mundodosanimais.pt/gatos/musica-ouvidos-gatos/ http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/cientistas-criam-musicas-especialmente-para-gatos-ouca-agora/


Créditos das imagens:

Enquete
Publicações recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
bottom of page