Destaque

A idade dos gatos

Provavelmente você já parou para pensar sobre a idade do seu gato e provavelmente tentou comparar com a idade de humanos. Bom, muitas pessoas acabam achando que um ano de vida de gato equivale a sete anos de vida humana.


Mas na verdade não funciona bem assim essa proporção, já que, com um ano de idade o gato já estará atingindo a sua puberdade, não tendo nenhuma correlação com uma criança de sete anos de idade.

Foto: Arquivo pessoal.

Na verdade não há dados cientificos precisos sobre a questão de idades dos animais, mas leva-se em conta as diferenças entre as espécies, pois cada uma envelhece em um ritmo diferente, assim como existe a interferência de vários fatores como peso, alimentação, ambiente e genética.


A proporção de idade para gatos comparada com a de humanos funciona mais ou menos assim:


O primeiro ano de vida do gato equivale ao tempo de vidade de um adolescente, aproximadamente 15 anos. Dois anos de idade de um gato equivale à vida de um jovem adulto humano, aproximadamente 24 anos. Após issso, cada ano do gato equivale a 5 anos de vida humana.


Pode-se dizer, então, que a idade do gato é dividida em faixas etárias de acordo com as principais fases da vida, assim como os humanos, que dividimos em infância, adolescência, fase adulta e velhice.


Abaixo uma tabela para ilustrar melhor a idade dos gatos. Esta tabela foi retirada do livro Este mundo é dos gatos, de Justine A. Lee, e foi baseada nos dados da companhia de medicina veterináia IDEXX.