top of page
Destaque

Pulga no gato. E agora?


Coça,coça, coça... iiiih, tem pulga! E agora?


Um grande problema pra quem tem um animalzinho de estimação são as pulgas e, infelizmente, os gatos não estão livres delas. Mesmo aqueles que vivem em apartamento merecem uma atenção quanto a isso, pois nós mesmos podemos trazer pulgas pra casa em nossos calçados. Também existe risco de pegar pulgas no caso dos gatos que costumam ir para banho e tosa.




Mas, antes de vermos sobre as formas de tratamento e prevenção, vamos entender mais sobre as pulgas e seu ciclo de vida.

O que são pulgas?

Pulgas são insetos ectoparasitas (parasitas externos), hematófagos (se alimentam de sangue) e não possuem asas, porém são capazes de pular até 300 vezes a sua altura. Preferem os mamíferos, apesar de parasitarem aves também. Gostam de locais quentes e úmidos.




Ciclo de vida

O ciclo de vida da pulga é complexo e longo, possui quatro fases de desenvolvimento: ovo, larva, pupa e adulta. A fase que nós observamos no pet é apenas a adulta, que representa 5% de toda a infestação.


As formas jovens correspondem aos 95% restantes e estão no ambiente onde o animal vive. As pulgas adultas colocam vários ovos por dia, eles caem do gato no ambiente que ele frequenta, onde se desenvolverão nas fases seguintes antes de chegarem à fase adulta.


Estas “jovens adultas” ficam no ambiente esperando a presença de um animal. Quando o pet passa por perto, elas pulam nele para se alimentar, dando continuidade ao ciclo. Por isso quando há pulgas no animal é sempre importante lembrar que elas estão no chão também.

Abaixo um esquema exemplificando como é o ciclo de vida da pulga:

Agora entendemos melhor por que às vezes é tão difícil se livrar das pulgas: é porque a maioria delas está no ambiente!


E como tratar e prevenir as pulgas no meu gatinho?


Uma dica importante: sempre tenha o hábito de checar o pelo do seu gato e procure não pelas pulgas, mas por sujeirinhas pretas ou acastanhadas, que são os dejetos das pulgas, principais indícios de que elas estão ali! Só não confunda com as sujeirinhas no queixo, típicas da acne felina!


>> Leia também: Acne Felina

Tratamento


Comprimidos - matam as pulgas que estão no animal em poucas horas e o efeito dura 3 dias. Em geral esta opção é recomendada para animais que irão visitar ou acabaram de visitar clínicas ou petshops. Informe-se com seu médico veterinário ou no petshop.


Pipetas - as pipetas evitam que as pulgas voltem. Tem duração de 3 meses e existem várias marcas.


Higienização da casa - Aspire bem a casa, lave toda a roupa de cama e os paninhos e cobertinhas utilizadas pelos gatos. Jogue fora o saco do aspirador de pó!

Dependendo da infestação você pode usar produtos específicos para matar pulgas no ambiente ou ainda chamar uma empresa de dedetização. Mas lembre-se que, neste último caso, os gatos terão que ficar um tempo fora de casa!


Prevenção


A principal forma de prevenção é sempre manter a casa limpa, com tapetes, carpetes e frestas bem aspirados. Também é interessante, se mora em apartamento, colocar algum tipo de repelente no capacho e na base da porta.


Quem mora em casa e deixa os gatos terem acesso ao jardim, uma forma de prevenção é a utilização das pipetas periodicamente.





Fotos por: naturalwellness








Enquete
Publicações recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
bottom of page