Destaque

Brincando ou brigando?

Todo mundo que tem mais de um ronrom em casa já ficou confuso quanto às brincadeiras deles: às vezes demoramos para identificar se eles estão só brincando ou se estão brigando. Saber identificar o tipo de interação dos nossos gatinhos é extremamente importante para manter a paz na nossa residência. Vamos mostrar algumas maneiras de diferenciar quando acaba a brincadeira e temos que intervir.

Fonte da imagem: https://gatilspiritland.files.wordpress.com/2014/06/luta-de-gatos.jpg

Para entender o relacionamento dos gatos um com o outro, é necessário analisar sempre a linguagem corporal de ambos, e ficar atento a qualquer sinal de agitação excessiva e agressividade.


Leia mais em: A linguagem dos gatos.


Brincadeiras

Durante as brincadeiras, mesmo que pareçam violentas, os ronrons podem até se encarar uma vez ou outra, mas é perceptível que o corpo se mantem sempre relaxado, muitas vezes ficando um dos gatos deitado. A barriga fica exposta sem que o gatinho tenha receio de ser atacado nessa parte tão vulnerável para eles. Os "tapas" geralmente não envolvem unhas, o que demonstra a intenção de não ferir o outro; e eles não emitem sons que demonstrem a tentativa de afastar o outro. Nenhum dos ronrons envolvidos também foge da situação, eles ficam brincando por horas até um deles se cansar.


No cotidiano é importante observar se essas brincadeiras não estão deixando um dos gatos acuado demais: as vezes um dos ronrons é mais empolgado, mais agressivo, e o outro pode não reagir bem à intensidade da brincadeira. Um sinal de que isso pode estar acontecendo é se um dos gatos fizer o famoso "fu" para o outro. Isso indica uma tentativa do gato de afastar o outro, por não estar se sentindo confortável com a brincadeira.


Briga

Quando observamos perseguição feroz que termina em uma forma de ataque ao outro ronrom, certamente não se trata de brincadeira. Durante a briga é muito nítido a intenç