top of page
Destaque

Castrar ou não castrar: eis a questão!

Como muitos já sabem, a castração de gatos (também conhecida como esterilização) é a melhor forma para evitar a propagação de doenças comuns aos felinos além de crias indesejadas que geralmente contribuem para a superpopulação de gatos gerando muitas vezes o abandono. Apesar de muito proprietários terem receio sobre a castração, é um processo simples que quando realizado por um profissional competente e qualificado, raramente traz qualquer tipo de consequência negativa. Mas para quem ainda tem dúvidas, aí vão alguns esclarecimentos sobre o assunto.

O que é e como é feita a esterilização?

Nos felinos machos, chamado tecnicamente de orquiectomia, consiste na retirada dos testículos. Nas fêmeas, ovariosalpingohisterectomia, é a retirada do útero e ovários. Ambas as técnicas impedem a procriação e evitam as complicações e cuidados que devem ser tidos com os felinos em épocas de cio, excluindo a necessidade do uso de anticoncepcionais para as fêmeas (medicamento que não apresenta níveis de segurança para a saúde do animal). A castração, além de manter o bem-estar dos felinos, aumenta a expectativa de vida dos mesmos, diminuindo os riscos de que desenvolvam alguns tipos de doenças, como por exemplo, o câncer.


Antes de castrar seu gato, procure um médico veterinário de confiança para retirar todas as possíveis dúvidas sobre o preparo, procedimento e pós-operatório.


Assim como nas cirurgias em humanos, é necessário que o animal faça jejum por 12 horas, tanto para machos quanto para fêmeas. É aplicada uma anestesia geral, sendo a inalatória a mais indicada, além do acompanhamento por aparelhos de monitoramento, para a observação dos sinais vitais do paciente.


Após ser anestesiado, monitorado e com a parte dos pelos raspados na região a ser operada, é feita uma pequena incisão para a retirada dos úteros e ovários ou testículos e fechado o local logo em seguida. Se não houver complicações, em geral os animais são liberados no mesmo dia após a cirurgia.


O pós-operatório requer alguns cuidados especiais, sendo recomendado que o felino faça uso de um colar elizabetano (o famoso cone) ou uma roupa cirúrgica até que os pontos da cirurgia possam ser removidos, desta forma impedindo que o animal morda ou arranque os pontos antes do tempo determinado. Devem-se manter atentos para qualquer anormalidade que ocorrer no local da cirurgia, e se for notado algo, deve-se procurar imediatamente o médico veterinário.


Quando é a hora de castrar?


Se não desejar que seu gato tenha ninhadas, a castração pode ser feita quando o animal ainda é bem novo. O período ideal, segundo a maioria dos profissionais, é entre 6 e 8 meses de vida, porém isso pode variar em função do desenvolvimento do corpo de machos e fêmeas e portanto somente um veterinário está apto a indicar a melhor hora. Embora exista o mito de que seja necessário que as fêmeas tenham seu primeiro cio para que seja realizada a castração, realizar este procedimento antes do primeiro cio pode contribuir para evitar problemas sérios, como tumores mamários.


A castração pode desenvolver em alguns animais problemas urinários e aumento de peso, mas ainda é a melhor opção para a qualidade de vida do seu gato, sendo esses problemas amenizados com o acompanhamento de um profissional e uma dieta balanceada.



Quais são as vantagens da castração?


As vantagens vão muito além do controle populacional. Além de evitar o acasalamento e consequentemente o nascimento de muitos filhotes, a esterilização extingue praticamente todas as complicações que acompanham o período do cio, acalmando os felinos. Sem a ocorrência do cio, as gatas fêmeas poupam nossos ouvidos dos miados para atrair os machos e os gatos machos diminuem a demarcação de território.


Os riscos do aparecimento de problemas sérios como o câncer mamário e infecções no útero de fêmeas, doenças que afetam as glândulas reprodutivas e complicações genito-urinárias. A qualidade de vida também aumenta, pois um gato castrado se torna mais calmo e com isso diminui a necessidade de eles procurarem a rua, evitando briga com outros gatos e riscos de atropelamento, envenenamento e outros acidentes.


Depois de todas as pesquisas e leituras,se ainda houver dúvidas sobre o processo de castração, deve-se sempre procurar orientação de um. O importante é se sentir seguro quanto ao processo e recuperação do seu gatinho!


Fontes consultadas: CachorroGato.com.br

Fotos: Ronronar.com, ResGatinhos.com.br, Farfallapets.com.br


Enquete
Publicações recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
bottom of page