top of page
Destaque

Gatos podem comer carne crua?


Gatinhos do Ronrom na hora do sachê - lembrando que sachê não é o mesmo que carne crua - Foto Jefferson Amorim

Gatos são carnívoros. É fato. Mas eles podem se alimentar de carne crua? Algumas pessoas são adeptas da alimentação natural, por acreditarem que rações e comidas processadas podem fazer mal à saúde dos animais a longo prazo. Rações com corantes, conservantes em excesso e outros aditivos podem realmente causar danos aos bichinhos.

Primeiro de tudo: carne crua é diferente de sachê. Estes são produzidos com carne cozida, o que é bem diferente de comprar a carne no açougue e dar para o seu gato. Segundo o blog Cachorro Verde, há algumas preocupações que devem ser consideradas por quem pretende alimentar seu animal com esse tipo de alimento.

A principal delas é com relação às bactérias e protozoários, pois o alimento pode estar contaminado com Salmonella e Toxoplasma, por exemplo. Uma dica importante é sempre comprar a carne em açougues regulamentados e certificados. Isso diminui as chances de contaminação do gato. Além disso, considere a distância do local onde você vai fazer a compra até a sua casa. Leve um isopor e evite ao máximo a exposição da carne à temperatura ambiente.

Dicas do blog Cachorro Verde:

- Antes de servir a carne para os gatos, congele-a por entre 3 a 5 dias.

- Após separar as porções, coloque vinagre sobre a carne para matar parte das bactérias.

- Não deixe a carne exposta no potinho por mais de 30 minutos. Guarde o que sobrar e leve à geladeira. Você poderá servir novamente no prazo de 24 horas.

- Dê vermífugo para seu gato com regularidade, conforme recomendação veterinária, e fique atento às fezes dele.

Você tem alguma dúvida ou dica de alimentação para gatos? Deixe nos comentários.

Enquete
Publicações recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
bottom of page