Destaque

Olhares que salvam

Toda mudança de comportamento de seu gato pode ser indicativo de estar doente.O ato de vigiar as reações ou as atividades físicas dele poderá ajudar até mesmo a salvar a vida de seu bichano.

Nesse post falaremos sobre alguns sinais gerais que seu gato pode demonstrar e que estão relacionados a possíveis sintomas de doenças.

Febre, hipotermia

Os sinais que seu gato demonstrará serão abatimento e perda de apetite. Sua temperatura é verificada no reto e pode chegar a 40ºC.

Isto indica que seu animal pode estar com alguma infecção ou inflamação.

ATENÇÃO: se você perceber este sintoma em seu gato, não dê medicações. Leve a um veterinário, pois ASPIRINA e PARACETAMOL são extremamente TÓXICOS para gatos.

Perda de apetite

Os sintomas serão vômito, apatia e recusa de alimentos que antes comia com “prazer”.

Pode ter origem psicológica, sendo momentâneo devido a viagem, mudança de ambiente ou até mesmo por ter enjoado da ração.

Mas também pode estar relacionado a alguma infecção bucal, ferimentos, gengivite, estomatite ou outros problemas.

Polidipsia (sede excessiva) e Polifagia ( fome excessiva)

Na polifagia seu animal irá ingerir muito alimento, podendo levá-lo à obesidade, mais comum em animais que vivem em apartamento.

Isso esta associado geralmente à ingestão de muita água também, sendo um alarme para diabetes ou perturbações psiquiátricas.

Na polidipsia o gato irá ingerir mais água do que de costume, deixando sempre seu pote de água vazio.

Isto pode ser sinal de insuficiência renal ou hepática, diabetes ou, em fêmeas, piometra (infecções no útero). Estas doenças são extremamente graves, por isso sempre fique atento a este sinal.

Sinais urinários e digestivos

A urina de um gato saudável é amarelo-clara, límpida e com odor característico.

As fezes não podem ser muito líquidas, sem forma, amolecidas ou cercadas de muco.

É muito importante você observar a caixinha de areia do seu gato (pode parecer nojento para alguns), mas assim você poderá notar eventuais alterações.

Se você perceber sangue, coloração diferente ou odor muito forte na urina ou nas fezes, é sinal de que algo grave está acontecendo.

Nas fezes você poderá perceber também “corpo estranho” caso seu animal tenha ingerido algum objeto, ou identificar também alguns parasitas que saem junto com as fezes.

Sinais respiratórios

Corrimento nasal, espirros, dificuldade respiratória ou tosse podem ser sinais de problemas respiratórios.

Estes sinais devem ser observados atentamente, pois há uma famosa doença que os acomete e é extremamente transmissível, a rinotraqueite felina. E, quanto antes detectada, melhor.

Mas estes sintomas também podem aparecer por causa de alguma alergia, infecção viral ou bacteriana.

A aceleração da respiração, levando seu gato a abrir a boca e ficar ofegante (parecendo cachorro quando corre) é sinal de muito calor ou estresse.

Sinais locomotores

Se seu gato começar a mancar ou ter perda de função de algum membro, pode indicar atropelamento, queda, envolvimento em brigas com outros animais ou até mesmo ter sido vítima da maldade humana. O que geralmente ocorre com gatos que tem acesso à rua.

Apalpando a região afetada com cuidado, você poderá perceber dores, fratura ou uma zona de inflamação, sendo que no caso esta última você irá notar que é uma área muito quente, indicando uma possível inflamação de uma articulação, por exemplo.

É importante que você imobilize o membro afetado antes de levá-lo ao veterinário, evitando dores e que a situação se agrave devido ao movimento.

Todos os sinais de alteração que seu gato apresentar possuem uma vasta possibilidade de doenças, por isso sempre importante que você observe seu gato e saiba distinguir os hábitos normais dos anormais.

Diante de qualquer alteração, não hesite em levá-lo ao médico veterinário.

Não deixe que o problema se agrave, pois isso pode dificultar e muito na recuperação.

E sempre conte a verdade para o veterinário: eles sabem que um tumor, por exemplo, não cresceu da noite pro dia Seu relato verdadeiro do caso do seu animal poderá ajudar muito no diagnóstico e tratamento.

Fonte: Larousse do gato e do gatinho

#doenças #sinaldealerta #gatos #sintomas #alterações

Enquete
Publicações recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.

Adote um Ronrom © 2016

Site criado por mmkittens.com

  • Facebook Social Icon

Curta o Adote um Ronrom no Facebook

  • Instagram Social Icon

Siga o Adote um Ronrom no Instagram