Destaque

Olhos dos gatos


Na natureza encontramos belezas fantásticas de diversas formas e cores. O olho do gato é uma dessas. De extrema expressividade, de cores vibrantes ou suaves, de diversos desenhos, cada qual com sua admirável singularidade. Quem já não se perdeu nesse olhar?


Os olhos dos felinos chamam atenção pela beleza mas também por outros muitos fatos curiosos.

Você sabia que, em proporção ao corpo, os gatos têm os maiores olhos entre os mamíferos?


Por que os olhos dos gatos brilham?


No fundo dos olhos dos felinos há uma camada chamada Tapetum lucidum, que reflete a luz recebida e, assim, faz os olhos brilharem. Essa reflexão permite que os gatos enxerguem melhor com baixa luminosidade.


É verdade que eles enxergam no escuro?


Eles não enxergam na escuridão total, mas os olhos são adaptados para enxergar com pouca luz, sendo necessário só 1/6 da luminosidade que a gente precisa. A pupila dos gatos tem uma expressiva dilatação no escuro, o que permite que absorvam o máximo de luminosidade que necessitam pra enxergar.


E como é a visão deles durante o dia?


Durante o dia eles têm 10% da nossa visão. Eles conseguem ver bem objetos distantes e são sensíveis ao movimento, mas enxergam sem nitidez os objetos mais próximos.


Por que na luz as pupilas têm formato de fenda vertical?


Segundo pesquisadores, caçadores como os gatos precisam ser bons em medir profundidade e distância e esse formato das pupilas beneficia isso.