top of page
Destaque

A PICADINHA QUE NÃO DÓI – ACUPUNTURA VETERINÁRIA





A acupuntura veterinária é uma técnica alternativa chinesa que consiste na aplicação de agulhas no corpo dos animais a fim de atingir pontos importantes e estimulantes no tratamento de diversas doenças. Todo o material é esterilizado e descartável, podendo ser utilizada somente uma única vez.

Esta técnica funciona da seguinte forma: a agulha é aplicada no pet de maneira superficial ou até mesmo alguns centímetros abaixo da pele, podendo chegar até seus músculos. Cada local onde a agulha atinge gera um estímulo natural no organismo do animal, aliviando sinais clínicos e colaborando para a saúde tanto física quando emocional do animal.


Quem pode fazer acupuntura em animais?

A acupuntura veterinária não deve ser realizada por qualquer pessoa que não tenha a formação e especialização necessária, sendo assim, somente um médico veterinária com especialização na área poderá realizar o procedimento, pois ele precisa saber quais os pontos corretos do animal em que deve fazer a aplicação das agulhas.

Vale a pena procurar um profissional bastante especializado, como por exemplo, se estiver com algum problema de pele, procure um veterinário dermatologista especializado em acupuntura veterinária e assim por diante.


A acupuntura causa dor no animal?

Este procedimento não causa dor no animal, nem mesmo quando é feita a eletroacupuntura, técnica na qual as agulhas da aplicação são submetidas a uma carga elétrica para potencializar o resultado das aplicações.

A acupuntura, além de não ocasionar dor, faz com que o animal sinta-se relaxado podendo até mesmo dormir durante as sessões devido à produção de substâncias como a serotonina e a endorfina, responsáveis pela sensação de sono.


Para que serve a acupuntura veterinária?

Pode ser utilizada no tratamento de doenças musculares-esqueléticas, neurológicas, respiratórias, digestórias, ortopédicas e sequelas de cinomose, entre outras. Dentre as doenças onde se utiliza mais dessa técnica estão as alterações ortopédicas da coluna vertebral (como as “discopatias”, que podem causar dificuldade de locomoção e, em casos extremos, paralisia). A cinomose, doença infecto-contagiosa grave, que acomete o sistema nervoso dos animais, deixando várias sequelas, também possui indicação de tratamento com acupuntura.

Também utilizada juntamente com tratamentos convencionais, potencializando o efeito dos medicamentos e dando alívio ao desconforto do pacientes. Além disto, pode ser utilizada com outros tratamentos como fisioterapia, massoterapia e outras terapias alternativas.


Qual a importância da acupuntura veterinária?

A acupuntura veterinária começou a ser muito utilizada quando em certos casos de tratamentos convencionais isolados não resultavam em melhoria. Ela pode apresentar uma substancial melhoria da qualidade de vida dos animais, principalmente daqueles onde somente o tratamento convencional não demonstra um resultado esperado e assim salvando esses animais de uma possível eutanásia. Por isso, antes de tomar uma decisão definitiva em relação ao estado de saúde de seu animal de estimação, é interessante procurar um profissional que atue na área de acupuntura veterinária e se informar sobre todas as possibilidades de tratamento.


Quanto tempo dura e quanto custa a acupuntura?

O valor pode variar de região para região, mas em média o custo por sessão é de R$120,00. As sessões duram entre 15 a 45 minutos, podendo ser utilizadas a eletroacupuntura (estímulos elétricos dos pontos), acuinjeção (aplicação de produtos medicinais nos pontos),moxabustão (aplicação através do calor) e implante de ouro (aplicações de outro nos pontos). Através do histórico do animal e do quadre clínico é que se pode saber quanto tempo irá durar o tratamento, que normalmente dura de 4 a 8 semanas.




Fontes: PetGusto, BolsaDeMulher, PetConfort.

Imagens: VivendoComCachorros, LAAN UFG, MetroJornal.


Enquete
Publicações recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
bottom of page