top of page
Destaque

Pseudociese: quando a gata pensa estar prenha

Semana passada falamos aqui no blog sobre como lidar com a sua gatinha quando ela está prenha. Se você não viu o post, pode lê-lo clicando aqui. Hoje, daremos continuidade ao tema tratando de um outro assunto relevante para quem tem uma gata em casa: a gravidez psicológica.

O caso é tão comum que tem até nome: Pseudociese. O problema ocorre em cerca de 50% das gatas não castradas.


A Antônia, gatinha do Ronrom, já é castrada. Isso diminui muito o risco de desenvolver a chamada gravidez psicológica. Foto: Carol Demazi

Como a gata se comporta? Comportamentos observados em gatas prenhas se manifestam, como a construção de ninhos, adoção de objetos como se fossem filhotes, agressividade e até mesmo a produção de leite nas mamas. Muitas gatas, ao perceberem que não estão de fato grávidas, podem perder o apetite e desenvolver um caso de depressão.

Quando ocorre? O quadro pode ocorrer cerca de dois meses após o cio, quando se apresentariam também os sinais da gravidez. Isso pode ocorrer com qualquer fêmea não castrada, mesmo que a gata já tenha passado por uma gestação antes. Mas é preciso constar que a pseudociese pode também ocorrer em fêmeas castradas logo após o cio pois, com a retirada dos ovários, há uma mudança abrupta de hormônios que podem resultar nesse comportamento.

Quanto tempo dura? A gravidez psicológica dura em média três semanas, podendo ser reduzida para até uma semana com medicamento indicado por um médico veterinário. A necessidade de utilizar remédios para tratar os sintomas só pode ser avaliada pelo especialista.

Quais os riscos da pseudociese? Alguns riscos à saúde das gatas acompanham a gravidez psicológica. Fêmeas com esse quadro tem maior predisposição a desenvolver tumores mamários. Além disso, caso a fêmea tenha a mania de mamar de si mesma quando está produzindo leite, o período pode superar as 3 semanas e surge o risco de desenvolver mastite, uma infecção nas glândulas mamárias, em que as mamas ficam duras, inchadas e doloridas, podendo haver febre e perda de apetite.

Como posso evitar que isso aconteça? O único modo de evitar a pseudociese é com a castração antes do primeiro cio. Como o quadro é um distúrbio hormonal, é preciso retirar a fonte causadora do problema, o que é feito com a castração.


Lembre-se de que nada pode substituir o atendimento veterinário. Em qualquer sinal de gravidez da sua gata, procure atendimento para auxiliar na gravidez ou reduzir os sintomas de pseudociese.

Enquete
Publicações recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
bottom of page