top of page
Destaque

Por que adotar um gato?

Muita gente fica na dúvida na hora de adotar um animalzinho, e ainda existe um grande número de pessoas que tem preconceito com gatos, que nunca tiveram muito contato com um e têm a falsa ideia de que eles não são apegados ao dono, são traiçoeiros, ou ainda que não são "bichos de casa". Bem, nós gateiros podemos afirmar que os gatos são ótimos companheiros, carinhosos e apegados a nós sim! Aqui vão 10 motivos para você que ainda está em dúvida sobre adotar um ronrom:

Imagem disponível em: https://mindyourbusinessnosey.files.wordpress.com/2015/05/animals___cats_red_cat_hugging_the_owner_044684_.jpg

1. Gatos são verdadeiros, carinhosos e companheiros: é mito o que dizem sobre gatos serem indiferentes à presença do dono. Os gatos adoram a companhia dos seus donos, muitos gostam de ficar perto o tempo todo, seguindo seu dono pela casa aonde for, alguns adoram e pedem colo, e alguns inclusive recebem o dono na porta e fazem festa com a sua chegada.


2. Se divertem com pouco: não há necessidade de gastar dinheiro com brinquedos elaborados. Gatos gostam de caixas, bolinhas de papel ou qualquer coisinha pequena que faça barulho. Uma ótima sugestão, porém, são os arranhadores para os gatinhos, para que possam afiar suas unhas sem danificar tanto os móveis da casa. Enriquecer o ambiente com possibilidades de brincadeiras é importante para o gatinho se entreter e se exercitar, mas para isso você não precisa gastar nada.


3. Gatos são muito higiênicos: os gatos passam horas do seu dia lavando-se com a língua. Em geral os gatos não precisam de banho, tirando casos onde o gatinho tenha pelos muito longos e acumule muita sujeira, ou por questão de pulgas ou algum problema de pele, em geral os gatos precisam de nenhum ou pouquíssimos banhos. Além disso, eles fazem suas necessidades apenas na caixinha de areia, e ainda tapam tudo, sendo muito fácil de limpar depois.


4. Gatos são muito discretos: a presença dos gatos muitas vezes pode passar imperceptível, pois eles são muito discretos, muito respeitosos com o nosso espaço, e assim também temos que ser com o deles. Os gatos, em sua maioria, são muito tranquilos, possuem um caminhar elegante, e uma abordagem delicada, sendo o animalzinho ideal inclusive para pessoas tranquilas, que gostem de silêncio, mas que apreciem uma boa companhia felina.


5. Gatos são independentes: ao contrário dos cães, os gatos não necessitam de tanta atenção constante. Muita gente opta por adotar cães, pois estão mais acostumados com a ideia, não levando em conta que um cão demanda muito mais atenção e trabalho, além de não ser o melhor para ele ficar confinado em um espaço pequeno, por exemplo. Já um gato vive bem em um espaço menor, como um apartamento, basta apenas aumentar o espaço vertical para eles, dando opções de lugares para eles subirem e brincarem, já é o suficiente. Os gatos também costumam ficar bem sozinhos (não por longos períodos de tempo), principalmente se tiverem um companheiro felino para brincar e lhes fazer companhia.


6. Donos de gatos têm menos estresse*: contemplar a beleza dos ronrons ou fazer carinho neles é, por si só, uma atividade relaxante. Uma terapia estimulante, barata e eficiente. A companhia do gato e a sua serenidade nos acalma, nos relaxa naturalmente.


7. Gatos precisam de você: apesar de serem animaizinhos mais independentes, eles são muito apegados aos donos, e sentem muito nossa falta quando estamos fora. Engana-se quem pensa que o gato não se apega ao dono, muitos gatos ficam doentes quando seus donos vão viajar, ou pior, quando resolvem abandoná-los ou "passar adiante". Então lembre-se que adotar um gatinho é um compromisso pela vida toda dele, pois você será a família dele!


8. Ter gatos em casa faz bem para o coração*: Estudos científicos sugerem que donos de gatos têm menor probabilidade de morrer de ataques do coração. A descoberta foi apresentada na American Stroke Association’s (ASA). Um dos motivos que explicam este fenômeno é justamente o gato ser um relaxante natural, pelas suas características natas.


9. Gatos têm personalidades distintas: falamos de características gerais de todos os ronrons, mas os gatos são muito diferentes uns dos outros, alguns mais quietinhos, alguns mais reservados, alguns brincalhões e falantes. Basta você conhecer o seu gatinho antes de adotar, e escolher aquele que mais se encaixe com o seu perfil - e essa é uma das vantagens de adotar um gato adulto, por exemplo, você já saberá como é a personalidade dele exatamente.


10. Podem se dar bem com outros animais: alguns gatos são muito tranquilos com a presença de outros animais, sem precisar de muito esforço. Outros necessitam de um pouquinho mais de paciência para o período de adaptação, mas em geral, gatos convivem muito bem com outros gatos e até com cachorros, podendo assim ter companheirinhos para brincar e fazer companhia a eles.


*Fonte: Medicina.net

Imagem disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/27/Black_white_cats.jpg

Está esperando o quê? A presença de um ronrom (ou mais!) muda a nossa vida, a nossa casa, enche nosso coração de amor, e nos pegamos pensando como vivemos tanto tempo sem eles! Adotar é tudo de bom!


Conheça os gatinhos que estão disponíveis para adoção no Adote um Ronrom:


Quer adotar? Envie um e-mail com o nome do ronrom para: queroumronrom@gmail.com

Enquete
Publicações recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
bottom of page