top of page
Destaque

Xixi e Territorialismo dos Gatos

Já falamos no blog sobre comportamentos territorialistas que os gatos podem ter e, entre esses comportamentos, um dos mais frequentes é urinar para marcar território. Esse é um hábito que incomoda bastante os humanos devido ao odor desagradável e as manchas que podem ficar em paredes e tapetes, nos batentes das portas, na quina do sofá.


Embora seja mais recorrente em machos, a demarcação de território pode acontecer em algumas fases da vida do gato, seja ele macho ou fêmea, eles costumam fazer xixi nos locais onde querem dominar. Quando borrifa urina, o gato está mandando uma mensagem para os outros gatos e bichos do ambiente informando que “esse lugar é dele”. Se ele sente a necessidade de enviar essa mensagem é porque está inseguro, sentindo-se ameaçado.


Sendo assim, uma solução para esse caso é tentar aumentar a autoestima do gato, proporcionando lugares altos onde ele possa escalar para dormir e permanecer como o rei do ambiente, brincadeiras interativas em que possa caças e se esconder também auxiliam para que ele sinta confiança nas próprias habilidades. Se a insegurança é devido à presença de outro animal ou pessoa, será necessário aguardar até que ele se acostume com o colega de ambiente (sugerimos seguir as dicas do post sobre como lidar com o territorialismo dos gatos).


Ainda, o grau de insegurança do gato pode ser muito alto a ponto de ser necessário usar ferormônios para ajudá-lo a se acalmar e perceber que não há nada real ameaçando-o. Segundo o Blog Gatinho Branco, “o ferormônio mais conhecido e eficiente é o Feliway, da Ceva”, que é vendido em forma de spray ou difusor elétrico para ambientes, porém os casos muito extremos de insegurança podem necessitar de ajuda veterinário-psiquiátrica.


Além de ser uma forma de marcar território, os jatos de urina expelidos pelos felinos podem servir para atrair indivíduos do sexo oposto ou afastar indivíduos do mesmo sexo em períodos de reprodução. Sendo assim, esse comportamento diminui consideravelmente depois que o gato é castrado, devido à redução da concentração de hormônios em seu organismo.




Em todos os casos, é importante remover o cheiro de xixi das superfícies demarcadas utilizando desinfetante enzimático (possível de encontrar em pet shop) ou vinagre.



Pois, enquanto sentir cheiro de urina, o gato vai pensar que pode fazer seu xixi ali.





Além disso, como em diversos outros comportamentos do gato, sugerimos supervisionar as ações dele e prestar atenção para recompensá-lo quando agir de forma correta e puni-lo quando tiver algum comportamento errado. Ou seja, quando ele urinar na caixa de areia, que é o local indicado, dê alguma recompensa, que pode ser um carinho acompanhando de um elogio; e quando ele urinar onde não deve, dê um aviso sonoro – como um leve chocalho ou apito – e uma chamada de atenção, por exemplo. Esclarecemos que seja qual for a punição, ela NUNCA deverá ser física, e que agredir animais é um ato criminoso.



Enquete
Publicações recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
bottom of page