Olhar 43 - A heterocromia em gatos.
Quem aí já não se deparou com um gato com olhos de cores diferentes, e não achou simplesmente maravilhoso? Os gatos já nos deixam hipnotizados com o seu olhar, quando são de duas cores, mais ainda! Mas o qual a causa de alguns gatos possuírem essa impressionante característica? Vamos falar um pouco agora sobre a heterocromia em gatos, também conhecida como “gato de olho ímpar”.
A heterocromia é uma característica hereditária muito comum em gatos, cachorros e cavalos. Ela pode ser causada por quimerismo (indivíduos que apresentam células geneticamente diferentes), mosaicismo (indivíduos que apresente células geneticamente iguais à inicial e por células derivadas da mesma), hereditariedade ou causada por ferimentos ou doenças como a neoplasia (ocorrendo somente em casos extremos).
A maioria dos gatos nasce com olhos claros de uma cor só e conforme o gato cresce, essa cor pode se manter ou variar, mantendo os dois olhos da mesma cor ou de cores diferentes. Isso é comum acontecer. O que não é comum é a mudança de coloração em gatos adultos. Neste caso a heterocromia pode ter sido causada por ferimentos.
Quais são os tipos de heterocromia?
Existem três tipos de heterocromia: a completa – onde um olho tem cor diferente do outro; a parcial – onde há duas cores diferentes em um só olho; e a central – onde há um “anel” de cor diferente da íris e que circula a pupila. Geralmente tem causa genética e ocorre principalmente por diferença na quantidade de melanina, desta forma, a diferença de cor não se deve a pigmentos de cores diferentes, mas ao comprimento de onda de luz que é refletido em função da quantidade de melanina.
A heterocromia é mais frequente em cães ou gatos?
Ela é mais frequente em gatos e está associada à pelagem branca, mas pode também aparecer em outros tipos de pelagens, como a de gatos tricolores.
Existem raças propensas a ter heterocromia?
Sim. Nos gatos é totalmente comum nas raças Turco do Van, Angorá Turco, Persa eKhao Manee (uma raça tailandesa). Nos cães é relativamente comum nas raças Husky Siberiano, Malamute do Alasca e Dálmata.
Esta anomalia é mais comum em gatos brancos?
Gatos brancos apresentam o fenótipo conhecido como “branco dominante”, têm pelagem branca e os olhos podem ser alaranjados, verdes, azuis ou heterocrômicos (sendo um deles azul). É um fenótipo diferente do albinismo, que é recessivo.
A heterocromia está associada à surdez?
A maioria dos gatos brancos tem audição normal, porém o fenótipo branco dominante eleva o risco de surdez, principalmente se os olhos forem azuis ( com esta característica, pode se chegar até a 40% da população, enquanto nos que possuem olhos de outra cor o valor geralmente é menor do que 10%). Se ambos os olhos forem azuis, a surdez tende a ser bilateral; se apenas um é azul, a surdez tende a ser unilateral, afetando o ouvido correspondente.
Fonte: mundobiologia.com; bemparana.com.br
Fotos: petiko.com.br; blogtche-auri.blogspot.com.br; dicaspeludas.blogspot.com.br