Destaque

Olhar 43 - A heterocromia em gatos.





Quem aí já não se deparou com um gato com olhos de cores diferentes, e não achou simplesmente maravilhoso? Os gatos já nos deixam hipnotizados com o seu olhar, quando são de duas cores, mais ainda! Mas o qual a causa de alguns gatos possuírem essa impressionante característica? Vamos falar um pouco agora sobre a heterocromia em gatos, também conhecida como “gato de olho ímpar”.


A heterocromia é uma característica hereditária muito comum em gatos, cachorros e cavalos. Ela pode ser causada por quimerismo (indivíduos que apresentam células geneticamente diferentes), mosaicismo (indivíduos que apresente células geneticamente iguais à inicial e por células derivadas da mesma), hereditariedade ou causada por ferimentos ou doenças como a neoplasia (ocorrendo somente em casos extremos).


A maioria dos gatos nasce com olhos claros de uma cor só e conforme o gato cresce, essa cor pode se manter ou variar, mantendo os dois olhos da mesma cor ou de cores diferentes. Isso é comum acontecer. O que não é comum é a mudança de coloração em gatos adultos. Neste caso a heterocromia pode ter sido causada por ferimentos.


Quais são os tipos de heterocromia?