Destaque

Sem pelos, mas com estilo: conheça o gato Sphynx

Quando a gente pensa em gatos, logo vem à mente uma bolinha de pelos com bigodes, de tão característica que é a cabeleira felina. Mas, você sabia que existem bichanos que nascem desprovidos de pelos?


Trata-se da raça sphynx ou esfinge - fazendo referência à escultura egípcia de Gizé. Os registros indicam que o primeiro indivíduo surgiu na década de 1970, em Toronto, Canadá, histórico que também faz esses gatos serem conhecidos como "calvos canadenses".


De acordo com o The International Cat Association, a ausência de pelagem nos sphynx ocorreu ao acaso - por uma mutação genética – e que um gene recessivo foi o responsável pela característica da nudez. Então, descentes nus que cruzam com gatos peludinhos têm chances de gerar filhotes sem pelos e filhotes com pelo que portam o gene recessivo.


Gatos peludos que portam o gene da nudez e que cruzam com gatos nas mesmas condições genéticas aumentam a probabilidade de terem descendentes pelados. Entretanto, nem todos os indivíduos da raça sphynx têm a ausência total de pelos.


Alguns possuem uma pelagem quase imperceptível na região perineal (rabo, testículos etc), enquanto outros têm pele mais enrugada - com dobras que vão se acentuando ao longo da vida. O que não esbanjam em cor e tamanho dos pelos, eles arrasam nas cores e padrões da pele: você pode encontrar peles nas cores branca, preta, vermelha, chocolate, e padrões como malhado, bicolor, uniforme, entre outros.



Sou charmoso e muito simpático