top of page
Destaque

Diversão sem custos: jeito simples de tirar seu gatinho da rotina



Comprar brinquedos ao seu bichano pode render três decepções: baixa variedade, preços altos e um desdém fatal do gato. Sabe como é, eles são animais exigentes e não é tão simples assim atrair sua atenção. Pois bem, cansada de colecionar bolinhas ruidosas, varinhas de pesca abandonadas e outras quinquilharias, revolvi investir em brinquedos do tipo “faça você mesmo”. Olhei na internet alguns vídeos e blogs, porém, enquanto uns me pareceram trabalhosos demais (tenho zero talento manual), outros, eram um tanto quanto perigosos: com fios (que podem quebrar e serem engolidos pelo gato) e tinta (que poderiam causar intoxicação), enfim, realmente buscava algo simples e seguro.

Comecei com as bolinhas de papel, enroladas com fita adesiva na camada mais externa para que a saliva não dissolvesse o papel. Foi um sucesso absoluto entre Boris e Cesar que detestavam as bolinhas de plástico ou borracha que comprava a eles. Analisando a performance da bolinha, imagino que meus gatos gostaram de sua leveza e facilidade de carregá-la na boca por onde desejassem. Já no meu ponto de vista, a vantagem foi o custo zero e a possibilidade de descartá-la após o uso, evitando o acúmulo de pelos e poeira.

Aprendendo por instinto

Mais adiante, descobri um verdadeiro Playstation felino: caixa de papel com furos. Ok, todo gato ama caixas de papel, mas com furos de tamanhos diferentes eles realmente piram! E por que eles gostam tanto? De acordo com o veterinário deles, além da interação com o dono, esta é uma oportunidade para os gatos treinarem suas habilidades de caça, algo que está embutido no código genético deles. Afinal, eles ainda possuem os genes de seus ancestrais, que necessitavam caçar sua presa para garantir a alimentação.

Com essa brincadeira, o gatinho expressa seu talento nato de caçador, o qual não é requisitado porque recebe comida balanceada todos os dias. Então, cada dimensão do buraco da caixa exige instinto, concentração, movimentos discretos e ataque, com o uso de patas e boca. Em casa, achamos divertidíssimo o fato de nossos dedos se transformarem em “presas” através dos buraquinhos. Nossos gatos podem brincar por 30 minutos aproximadamente, e quando o jogo termina, ficam relaxados e dormem que é uma beleza.



Receita do super game felino


Só que é o seguinte, minha caixa é rústica, desprovida de qualquer tipo de decoração. Só tem furos mesmo. Lembre-se, sou zero talento manual! Então, para fazer esse game maneiro, você vai precisar:


- 01 caixa de papel tamanho médio

- Tesoura

- Estilete

- Régua


Pegue uma caixa de papelão (dessas de supermercado) e corte as tampas com a tesoura. Com o uso da régua, desenhe figuras geométricas de variados tamanhos por todos os lados da caixa. O bacana é que sejam espaços onde você possa colocar um ou mais dedos e objetos que chamem a atenção de seu gato: um bichinho, uma peninha, etc. Faça ruídos para atrai-lo. Se for usar o dedo, esteja atento às unhas do animal, senão você poderá se machucar.

Pronto! De modo muito simples, barato e rápido, você tem um baita brinquedo para interagir e garantir o bem-estar de seu ronrom. O Boris, meu gato siamês, fica maluco de alegria quando a gente brinca com ele. É muito fofo e divertido. O Cesar prefere mesmo observar (porque é um preguiçoso).

E você, costuma fazer algum brinquedo para o seu gatinho? Conte pra gente seus truques ou o resultado de algo que tenha aprendido aqui no blog. Vamos adorar saber o resultado dessa brincadeira.


Fotos: Michele S. Silva (arquivo pessoal)

Enquete
Publicações recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
bottom of page