top of page
Destaque

Faça você mesmo: Arranhador de papelão

Nós sabemos que um dos brinquedos que os nossos ronrons mais gostam é a famosa caixa de papelão, não é? Então que tal aproveitar essa "matéria prima" tão simples pra fazer algo mais atrativo ainda pro seu gatinho: um arranhador, feito de papelão! Assim você une o útil ao agradável: usa aquelas caixas velhas que estão ocupando espaço, e faz um arranhador novo e super legal, que ainda serve pro seu gatinho se entreter e não arranhar aquele seu sofá novinho.

Vamos mostrar o passo a passo de como fazer esse arranhador:

Materiais:

Os materiais são muito simples, tudo se resume a coisas que você já tem em casa ou que é fácil e baratinho de comprar. Você vai usar:

1. Papelão;

2. Cola branca (opcional);

3. Cola quente (pode ser cola instantânea também);

4. Fita adesiva (durex);

5. Duas folhas de EVA;

6. Tesoura e/ou estilete;

7. Régua;

8. Canetinha (qualquer cor).

Vamos lá!

1º passo: Junte caixas de papelão (nos supermercados sempre tem sobrando), você vai utilizar pelo menos umas 4 caixas de tamanho médio. Abra elas com a ajuda de uma tesoura ou estilete;

2º passo: Desenhe no papelão uma tira da altura que será o seu arranhador (eu fiz com 5cm), e corte essa tira para usar de molde para as próximas;

3º passo: Utilize o molde para riscar o papelão e fazer tiras todas da mesma espessura (altura), a largura pode ser qualquer uma. Corte todas as tiras com a quantidade de papelão que deseja utilizar (quanto mais papelão, mais largo/grande ficará o arranhador).

4º passo: Vá enrolando e dobrando as tiras, pra elas ficarem mais maleáveis. Esse passo não é necessário mas quanto mais maleáveis estiverem as tiras, mais perfeito ficará o formato de círculo do arranhador.

5º passo: Comece a colar! Faça o primeiro círculo com uma das tiras de papelão, enrolando-o em volta dele mesmo, formando um "rolinho". Aperte bem o papelão para ele ficar firme e o formato ficar redondo. Cole com fita adesiva. Quando terminar de enrolar cada tira, sempre cole-a com fita também pra não escapar, e vá colando as outras tiras em volta, formando um círculo. Uma dica: no meio de algumas tiras, utilize a cola branca (não precisa ser em todas), mas é para ajudar a firmar bem o papelão no círculo. Cole quantas tiras achar necessário, de acordo com o tamanho que quiser que o arranhador fique.

Dica: Separe uns pedaços de papelão pro seu ronrom brincar enquanto você trabalha :)

6º passo: Cole as últimas tiras do círculo (as que ficarão por fora), com cola quente ou cola instantânea, para firmar bem todo o arranhador. Certifique-se de que esteja bem preso com todas as tiras.

7º passo: Desenhe o círculo final no EVA, ele será a base do nosso arranhador (que ficará no chão). Recorte o círculo no EVA, e cole no círculo feito de papelão com cola quente ou cola instantânea, sempre verificando se está bem preso.

Dica: Você pode utilizar um tecido também no lugar do EVA.

8º passo: Faça o acabamento ao redor com a outra folha de EVA. Corte no EVA tiras um pouco mais grossas que a altura do arranhador (eu cortei de 8cm e depois tirei o excesso com uma tesoura), e vá colando ao redor do círculo até cobri-lo inteiro. Corte o excesso de EVA. A lateral e a parte de baixo ficarão forradas com EVA, e a parte de cima ficará o papelão livre pro seu gatinho arranhar.

Dica extra: Se você tiver Catnip em casa, coloque um pouco no arranhador para atraí-los a usar a primeira vez. Aqui funcionou!

Esse arranhador é simples de fazer, e você pode fazer de variados tamanhos e alturas, de acordo com a sua preferência (e do seu ronrom), e de diversas cores, bastando apenas revestir ele da cor que quiser. Seu gatinho vai adorar!

E aí, gostou dessa dica? Vai tentar em casa? Manda a foto pra gente! ❤

Enquete
Publicações recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
bottom of page