Destaque

Flores e plantas que são tóxicas para os gatos

Tanto cães como gatos possuem o hábito de comer mato e plantas, apesar de serem carnívoros, para auxiliar na sua digestão. Porém há algumas plantas que são extremamente tóxicas a esses animais.

Estudantes de medicina veterinária pesquisaram as plantas que são mais comumente encontradas nas casas e listaram sua gravidade. Listei abaixo algumas plantas tóxicas ao seu animal, e que provavelmente você ou algum vizinho deve ter em casa.

Comigo-Ninguém-Pode (Dieffenbachia sp).

Acho que grande maioria já deve saber que esta folhagem é muito tóxica, inclusive para humanos. Muitas vezes por crença as pessoas acabam tendo esta planta em casa. Possui vários mecanismos de toxicidade que irritam as mucosas. Sua intoxicação pode ocorrer por ingestão ou contato com os olhos ou pele em qualquer parte da planta. Causa dor intensa e em algumas ocasiões pode causar asfixia e levar a morte.

Espada-de-São-Jorge (Sanseviera trifasciata)

Muitas pessoas também têm esta planta em casa por crença popular. Se ingerida, causa dificuldade de movimentação e respiração, irritação das mucosas e salivação

Antúrio(Anthurium sp.)

Esta planta causa irritação de mucosas, inchaço de boca, lábios e garganta, dificuldade respiratória, salivação, vômito e diarreia

Azaleia (Azalea sp)