top of page
Destaque

Flores e plantas que são tóxicas para os gatos

Tanto cães como gatos possuem o hábito de comer mato e plantas, apesar de serem carnívoros, para auxiliar na sua digestão. Porém há algumas plantas que são extremamente tóxicas a esses animais.

Estudantes de medicina veterinária pesquisaram as plantas que são mais comumente encontradas nas casas e listaram sua gravidade. Listei abaixo algumas plantas tóxicas ao seu animal, e que provavelmente você ou algum vizinho deve ter em casa.

Comigo-Ninguém-Pode (Dieffenbachia sp).

Acho que grande maioria já deve saber que esta folhagem é muito tóxica, inclusive para humanos. Muitas vezes por crença as pessoas acabam tendo esta planta em casa. Possui vários mecanismos de toxicidade que irritam as mucosas. Sua intoxicação pode ocorrer por ingestão ou contato com os olhos ou pele em qualquer parte da planta. Causa dor intensa e em algumas ocasiões pode causar asfixia e levar a morte.

Espada-de-São-Jorge (Sanseviera trifasciata)

Muitas pessoas também têm esta planta em casa por crença popular. Se ingerida, causa dificuldade de movimentação e respiração, irritação das mucosas e salivação

Antúrio(Anthurium sp.)

Esta planta causa irritação de mucosas, inchaço de boca, lábios e garganta, dificuldade respiratória, salivação, vômito e diarreia

Azaleia (Azalea sp)

Essa planta de flores tão lindas que colore os jardins de muitas pessoas, mas que, se ingerida, causa distúrbios digestivos e alterações cardíacas, mesmo após 6 horas da ingestão.

Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima)

Esta planta possui um aspecto leitoso, princípio do látex, quando quebrada. O contato com esta substância leitosa causa conjuntivite, lesões na pele e sua ingestão provoca vômitos e gastroenterite (inflamação do aparelho digestivo).

Copo de leite (Zantedeschia aethiopica)

Sua toxicidade é muito parecida com a comigo-ninguém-pode, causa dor severa, irritação de mucosas e edema na glote.

Lírio (Lilium sp)

Confesso que fiquei assustada com esta informação. Amo lírios e meus gatos sempre rodeavam meus vasos. Fiquei até feliz por meus lírios terem murchado e eu os jogado fora. Todas as partes desta planta são tóxicas, causando irritação de mucosas, alteração na função dos rins e podendo até levar a alteração neurológica em casos graves.

Tomate verde (Solanum lycopersicum) Essa é para quem tem quintalzinho atrás de casa ou na varanda do apartamento. Nas folhas e frutos verdes possui uma alta taxa de um composto chamado alcaloide tomatina, que, se ingerido pode causar arritmias cardíacas, dificuldade respiratória, salivação, diarreia e vômito.

Violeta ( Viola odorata)

Essa flor tão delicada e fofinha, mas que se consumida em grande quantidade pode causar gastrites, problemas circulatórios e respiratórios, diarreia e vômitos.

Em suma, deve-se tomar muito cuidado com plantas dentro e fora de casa! É bom atentar-se e colocar estas plantas em locais altos e protegidos. No caso do gato: melhor não ter, já que eles são escaladores profissionais.

Aqui em casa já desistimos de ter plantinhas, pois os gatos eles teimam em comer. Até tentamos plantar gramíneas permitidas para consumo, mas essas eles não se importaram. Acho que eles preferem o proibido mesmo (rsrs).

Em caso de ingestão destas plantas e intoxicação, é importante que você leve seu animal juntamente com a planta ou foto dela ao veterinário, para que assim ele possa recomendar o melhor tratamento.

Informe-se sobre as plantas que você possui, pois há muitas outras que também são tóxicas.

Na semana que vem, vamos dar dicas de plantas que você pode ter em casa e que faram bem ao seu gato.

Enquete
Publicações recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
bottom of page