Destaque

Lágrima ácida: a Epífora



Se você já reparou que seu gatinho (ou cachorrinho) está lacrimejando muito, formando uma sujeirinha no canto dos olhos, muitas vezes escura, e nunca se perguntou o que seria ou nunca foi investigar a causa, está na hora de você dar mais atenção para esse sinal!


Claro, isso pode ser simplesmente um problema estético, mas também pode ser uma patologia de algumas doenças oculares.


A epífora é um extravasamento das lágrimas que pode estar associada a algumas alterações congênitas (defeito na constituição). O sistema de drenagem de lágrimas é constituído por pequenos canais, sacos lacrimais e ductos.


O que pode ocorrer é que esses canais podem se apresentar estreitos, obstruídos ou ainda numa condição onde a pálpebra se apresenta invertida ou ocorre uma condição chamada de hipertrofia e prolapso da glândula da terceira pálpebra.


Com isso, quando a drenagem da lágrima fica prejudicada ou quando o lacrimejamento acaba sendo maior, ela extravasa na região subocular. Daí, quando entra em contato com o pelo, a proliferação de fungos e bactérias neste ambiente úmido pode ocorrer e provocar o escurecimento dessa região, tornando-se marrom ou vermelha escura.