Destaque

Os gatos trocam de pelos?

A pele e os pelos dos gatos refletem a sua saúde, então um pelo forte e brilhoso certamente indica que o gato está bem nutrido, se alimentando bem e fazendo sua higiene adequadamente. Mas, igual aos nossos cabelos, os pelos dos ronroms também se renovam e conforme vão nascendo novos, os velhos vão caindo (e grudando na sua roupa preta).

A troca de pelos é um fenômeno fisiológico e natural de todo animal que possui pelagem, mas deve ser na medida certa. Os fatores que influenciam a queda de pelos podem ser: a idade do gato, a raça, o período do ano e a alimentação, além de fatores de saúde (doenças de pele, parasitas, problemas hormonais e alergias).


  • Tamanho dos pelos: Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, os gatos de pelagem longa perdem menos pelos que os de pelagem curta devido ao período maior do ciclo de crescimento do pelo longo. Os pelos demoram mais para atingir o tamanho longo e se soltarem para dar lugar aos novos. Mas, não é regra, inclusive a genética pode ter influência nessas questões.

  • Estação do ano: Quanto mais calor, mais pelos os gatos irão perder, então atenção às dicas agora que a temperatura está subindo e os pelos vão rolar soltos por aí!

  • Idade: os gatinhos mais idosos podem perder mais pelos.

  • Quantidade: A perda de pelos irregular, em muita quantidade, apenas em alguns locais do corpo do gato provavelmente indicam algum problema de saúde. Existem várias doenças que podem causar alopecia (falhas excessivas no pelo), saiba mais sobre estas doenças aqui no Blog do Ronrom.