top of page
Destaque

Os gatos trocam de pelos?

A pele e os pelos dos gatos refletem a sua saúde, então um pelo forte e brilhoso certamente indica que o gato está bem nutrido, se alimentando bem e fazendo sua higiene adequadamente. Mas, igual aos nossos cabelos, os pelos dos ronroms também se renovam e conforme vão nascendo novos, os velhos vão caindo (e grudando na sua roupa preta).

A troca de pelos é um fenômeno fisiológico e natural de todo animal que possui pelagem, mas deve ser na medida certa. Os fatores que influenciam a queda de pelos podem ser: a idade do gato, a raça, o período do ano e a alimentação, além de fatores de saúde (doenças de pele, parasitas, problemas hormonais e alergias).


  • Tamanho dos pelos: Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, os gatos de pelagem longa perdem menos pelos que os de pelagem curta devido ao período maior do ciclo de crescimento do pelo longo. Os pelos demoram mais para atingir o tamanho longo e se soltarem para dar lugar aos novos. Mas, não é regra, inclusive a genética pode ter influência nessas questões.

  • Estação do ano: Quanto mais calor, mais pelos os gatos irão perder, então atenção às dicas agora que a temperatura está subindo e os pelos vão rolar soltos por aí!

  • Idade: os gatinhos mais idosos podem perder mais pelos.

  • Quantidade: A perda de pelos irregular, em muita quantidade, apenas em alguns locais do corpo do gato provavelmente indicam algum problema de saúde. Existem várias doenças que podem causar alopecia (falhas excessivas no pelo), saiba mais sobre estas doenças aqui no Blog do Ronrom.

Nesses casos, uma consulta veterinária para avaliação dermatológica é indispensável!


Quando a queda for fisiológica, e não patológica, é possível tomar algumas medidas que tornarão o processo mais tranquilo e saudável:

  • Escovação: O hábito de escovar o gatinho deve ser estimulado preferencialmente desde filhote, para que ele encare como um ato de cumplicidade entre vocês. É muito importante o uso de escovas apropriadas para cada tipo de pelo, para não machucar e puxar indevidamente pelos saudáveis. A escovação deve ser feita diariamente para retirar os pelos que estão soltos e iriam cair ou sozinhos ou seriam arrancados enquanto o gato estivesse se lambendo. Além de minimizar os pelos soltos pela casa, a escovação também traz benefícios para a saúde do gato, visto que evita a ingestão exagerada e a formação das bolas de pelos. Verifique também com o veterinário a necessidade de banhos no seu gatinho.

  • Alimentação adequada: ração de boa qualidade adequada para idade e pelagem do seu animalzinho é essencial para garantir os nutrientes e vitaminas necessários para manter o pelo sedoso e forte, como é o caso do Ômega 3 e 6.

  • Limpeza adequada da casa: É indicada a limpeza do local com produtos de limpeza sem odores, pois os produtos de limpeza podem causar alergias nos gatos e consequentemente mais perda de pelos.


E nas horas que você precisa sair de casa e está coberto de pelos, tenha em mãos uma luva de borracha (aquelas de lavar louça) e pronto! É só passar a mão com a luva pela roupa e se livrar dos pelos!

Fontes: https://blogfelino.wordpress.com/, http://idmedpet.com.br/, https://www.mundodosanimais.pt/

Imagens: http://wikigato.com/, http://www.gatosmania.com/, https://www.mundodosanimais.pt/, http://www.equilibriototalalimentos.com.br/

Enquete
Publicações recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
bottom of page