Destaque

Verão + Queda de pelos = Atenção!

Você já percebeu que no verão parece que os gatinhos perdem muito mais pelo que o normal?

Eu não sei aí, mas por aqui esse clima ‘agradavelmente quente’ do nosso verão intensifica a queda (e muito!) dos pelos dos nossos gatos.

Observamos que a gatinha com pelo mais longo é quem mais sofre.

Ela sente muito calor e perde bem mais pelo que as demais, tanto que dorme a noite toda na frente do ar condicionado e só sai dali pela manhã.

Não sei se você sabe, mas o gato tem uma temperatura corporal bem mais alta do que os humanos e sim, eles sentem e sofrem com o nosso querido verão.

Normalmente os gatos perdem pelos porque trocam a pelagem, mas é importante você ficar atento caso perceba uma queda exagerada, porque isso pode ser um indicativo de que algo está errado.

Caso o seu ronrom esteja com partes do corpo sem pelo ou com uma queda generalizada e intensa, é importante leva-lo ao médico veterinário para ele avaliar se seu pequeno não está com alguma alergia, bactéria, fungos, parasita, enfermidade dermatológica ou mesmo insuficiência nutricional.

Em dias mais quentes, alguns gatos ficam menos ativos e passam a comer e beber menos água, e isso pode contribuir para a queda de pelos.

Então, segue algumas dicas para que seu gatinho não sofra tanto com o calor:

• Mantenha o pote sempre com água fresca e limpa. Se puder, opte por podes de vidro ou barro que mantem a temperatura da água mais geladinha ou as fontezinhas que além de ser um bom atrativo, mantem a água em movimento;

• Para incentivá-los a comer, mantenha sempre ração fresca e crocante, colocando pequenas quantidades no pote. Afinal, se você encher de comida e deixar ali o dia todo, a ração vai oxidar com a exposição e o calor e seu gatinho não vai chegar nem perto;

• Se o seu gato for de pelo longo ou muito peludo, faça uma tosa completa nele ou apenas a tosa higiênica, que já ajuda a aliviar o calor;

• Escove diariamente o seu gato! Ao escovar, você está minimizando a queda fisiológica acentuada dos pelos, ou seja, você está removendo os pelos soltos e os que estão com as raízes fracas que logo iriam desprender e cair. Além de perceber menos pelos caídos pelo chão da sua casa, você vai manter seu gato limpo e evitar que ele ingira esses pelos. Os pelos que são ingeridos, quando em excesso, formam bolas no trato digestório do gato e consequentemente, causam vômito.

• E banho, pode dar? Pode! Preferencialmente em gatos de pelos longos, não com um intervalo inferior a uma semana e usar produtos específicos para pele felina. O banho também ajuda a remover os pelos ‘soltos’, mas cuidado para secar bem o seu gatinho!

Afinal, você quer ajudar a remover os pelos e aliviar o calor, não contribuir para que ele desenvolva algum probleminha de pele, não é?

Fonte:

http://avidacomgatos.blogspot.com.br/2013/01/cuidados-com-os-gatos-no-verao.html

http://idmedpet.com.br/bem-estar/descubra-como-reduzir-a-queda-de-pelos-nos-gatos.html

Fotos:

http://petiko.com.br/article/cuidados-com-o-gato-calor

http://wikigato.com/cuidados/como-evitar-la-formacion-de-bolas-de-pelo/

http://bloganimalnatural.blogspot.com.br/

https://patasfofas.wordpress.com/tag/gatos-ficam-entediados/

https://viladopet.files.wordpress.com/2013/06/shutterstock_43706416.jpg

http://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/demotivational-posters-todos-os-gostos-e-utilidades-3g.24028/page-1956


Enquete
Publicações recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.

Adote um Ronrom © 2016

Site criado por mmkittens.com

  • Facebook Social Icon

Curta o Adote um Ronrom no Facebook

  • Instagram Social Icon

Siga o Adote um Ronrom no Instagram