top of page
Destaque

Meu gato pode doar sangue?

Doar sangue entre nós, humanos, é algo muito comum. Um ato de solidariedade e que salva muitas vidas. Mas você sabia que seu gato também pode salvar vidas desta maneira?

A doação de sangue não é feita somente entre os gatos, mas também entre outras espécies.

Foto: oversodoinverso.com.br

Quando o gato necessita de uma transfusão?

O animal pode perder sangue durante uma cirurgia, ficar anêmico devido à insuficiência renal, desenvolver problemas imunológicos, câncer ou leucemia felina, necessitando de uma transfusão para aumentar a quantidade de glóbulos vermelhos.

Tipos sanguíneos de felinos

Assim como humanos,os animais também possuem tipos sanguíneos, cada espécie com sua específica tipagem sanguínea. Para os gatos há três tipos sanguíneos : A, B e AB.

"Há mais um tipo sanguíneo descoberto recentemente, chamado Mik (recebeu este nome devido ao gato chamado Michael), mas este tipo sanguíneo é tão raro que ainda não existe uma maneira eficiente de testá-lo," de acordo com o livro Este mundo é dos gatos...

Requisitos para doação

Geralmente a coleta é feita sem sedação, e a quantidade doada por gato é de 60ml.

Foto: centervet.com.br


Primeiramente é feito um exame imunológico para detectar a tipagem sanguínea, tanto do doador quanto do receptor, e também a verificação da compatibilidade.


Além disso, o gato doador deve ser compatível com as seguintes "exigências" :


- Ser dócil, para facilitar a coleta. Em alguns casos é realizada a sedação do animal;

- Pesar acima de 4,5kg;

- Ter entre 2 e 7 anos de idade;

- Estar com as vacinas em dia;

- Ser saudável;

- Não estar tomando nenhuma medicação;

- Ser domesticado e viver em casa;

- Nunca ter recebido transfusão de sangue;

- Nunca ter procriado, ou seja, deve ser um gato castrado;


Além desses requisitos, o doador é submetido também a exames que irão descartar a possibilidade de ser portador da de leucemia felina (FeLV) ou do vírus da imunodeficiência felina (FIV).

Sobre locais para doação e transfusão


O único banco de sangue de gatos que há em Santa Catarina é o Hospital Veterinário da Unisul em Tubarão. Aliás, eles estão necessitando de doadores felinos! Se você mora em Tubarão ou cidade vizinha e seu gato é saudável, vale a pena entrar em contato para ajudar. O contato que está no site deles é (48) 3621 3000.


Se você tem um gato que se encaixe nos requisitos acima mas não mora próximo ao banco de sangue e queira ajudar a salvar outros gatos mesmo assim, entre em contato com clínicas veterinárias ou fale diretamente com o veterinário de seu gato. A maioria possui uma lista com cadastro de doadores. Quando há necessidade de uma transfusão emergencial, eles entram em contato.


Lembrando que sempre são feitos testes antes de todas as transfusões.


A lista de exigências pode até parecer longa, assim como para nós humanos, mas pode ter certeza de que vale muito a pena. Seu gato poderá salvar a vida de outro gato, e a experiência é gratificante. Que tal você e seu companheiro serem doadores de sangue e salvar vidas juntos? Adote esta ideia também.

Fonte: Livro "Este mundo é dos gatos... você apenas vive nele"; de Justine A. Lee.

Enquete
Publicações recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
bottom of page