Destaque

Meu gato mia demais, o que pode ser?

O seu gato mia demais e você não sabe o que pode ser? O miado é uma forma de comunicação e os gatos podem miar por diversos motivos. Quando ainda são filhotes, os gatinhos miam para suas mães quando sentem fome, frio ou medo.


Porém, com o passar do tempo eles usam outros sons – semelhantes a uivos e rosnados – para se comunicar entre eles, e o miado passa a ser utilizado apenas em suas comunicações com os humanos. Algumas raças miam mais que outras, como os siameses e os orientais, que são os campeões do miado.


Se você acha que o seu gato está miando mais do que você gostaria, fique atento para as possíveis causas. Geralmente os gatos miam quando querem receber atenção. Pode ser porque desejam carinho ou por motivos mais graves que serão abordados a seguir. Portanto, é necessário identificar o que está motivando o seu gato a miar demais. Depois de descobrir o motivo, você poderá seguir nossas dicas para torná-lo um pouco mais silencioso.


Dor ou doença: Muitas doenças podem causar fome, sede ou, principalmente, dor, fazendo com que os gatos miem excessivamente. Gatos que miam quando estão na caixa de areia, por exemplo, podem estar com dificuldades para urinar e/ou defecar. Portanto, aconselha-se que o primeiro passo seja um check-up completo para saber se está tudo bem com a saúde do seu gato.


Comida: Alguns gatos miam quando está perto da hora de comer ou quando querem ganhar algum petisco. No entanto, se você interpretar que o miado é um aviso de que o gato está com fome e oferecer alimento, ele vai miar continuamente e você dará ração sem parar e assim, sucessivamente. Resultado: seu gato ficará obeso e viciado em comer. Em casos de gatos que realmente ficam loucos miando, o ideal é utilizar um alimentador automático que sirva a comida em horários determinados, assim seu gato perceberá logo que não é mais você que serve a ração e, provavelmente, vai parar de miar para o novo alimentador.


Saudação: Eles podem miar apenas pela satisfação em te ver chegar. É um hábito difícil de modificar. Nesse caso, convém entender que ele só está demonstrando afeto por você, expressando o quanto fica feliz ao te encontrar.


Solidão: Ao contrário do que muitas pessoas pensam, quando ficam sozinhos durante muitas horas por dia, os gatos sofre