Destaque

Gato arisco: como amansar a fera


O gato já é um animal de personalidade forte, que fica mais "na dele", não faz festinha quando seu humano chega e, em muitas situações, não demonstra grandes emoções (não que ele não sinta, ele sente!), mas a situação pode ser problemática quando o gato é arisco.


Um gato arisco não é fácil de lidar, pois ele pode morder, arranhar e ficar escondido, dificultando seu acesso a ele. Alguns fatores fazem com que o gato fique arisco, como medo, insegurança, ansiedade e falta de socialização.


Você tem um gatinho que está assim? Calma, é possível amansar a fera... Com muita paciência!


Primeiro passo: Leve seu gato ao veterinário. Às vezes ele pode estar sentindo dor, por isso está arredio.


Dica 1: Tente descobrir qual é a causa de seu gato estar arisco. Se é o ambiente, as pessoas, o barulho etc., e tente amenizar o problema.


Dica 2: Não force a amizade! Não tente pegá-lo no colo enquanto ele tenta fugir e se esconder de você, isso vai piorar a situação e deixar o gato mais ansioso. E não bloqueie o caminho de fuga dele, se ele quiser correr de você libere a passagem. Mas atenção: sem deixar o gato ter acesso à rua!


Dica 3: Agrade seu gato com brinquedos, petiscos e carinho quando ele permitir. Ele vai começar a associar você com coisa boa e a sentir mais segurança na sua presença.