Destaque

Por que os gatos gastam tanto tempo se lambendo?

À primeira vista, a resposta automática é coerente: o gato passa horas se lambendo para ficar limpinho. Tanto é assim, que não é raro as pessoas relacionarem esse comportamento com o fato de os gatos não terem cheiro como os cachorros. Mas também é certo que este mecanismo, desenvolvido a partir da terceira semana de vida, relaciona-se com questões que talvez você nunca imaginou...


Isolante térmico

A limpeza repetida do pelo com a língua está além da eliminação da poeira e dos restos de comida que ficaram grudados. Um de seus principais objetivos é manter o pelo lisinho. Vaidade felina? Até que parece, mas esta não é a causa. O gato faz isso para manter turbinado seu principal isolante térmico, já que um pelo com frizz compromete a proteção contra o frio e o calor. Tá pensando que frizz é um problema exclusivamente feminino?! É não.

Como no inverno a ideia de proteção através do pelo faz mais sentido, fica a pergunta sobre sua função em períodos quentes. Diferente dos seres humanos, os bichanos não possuem glândulas sudoríparas, logo, não podem suar. Portanto, ao depositarem repetidamente a saliva sobre o pelo, ela se evapora e ele se refrescahhhhhhhhhhh.

Se ele está sob o sol, aumentará o ritmo das lambidas, e não se empolgue achando que é para ele suar. O gato faz isso porque a ação do sol sobre sua pele produz vitamina D, fundamental para sua saúde.