top of page
Destaque

Linguagem corporal: o que as orelhas do seu ronrom querem dizer

Quem convive com gatos sabe o quanto esses animais são expressivos. Comportamentos como movida de orelha ou rabo, eriçado de pelo, o ronronar, etc. são formas de eles se comunicarem com o mundo e com você. Desse ponto de vista, identificar os gestos de seu bichano pode ser um divertido e interessante treinamento, além de fortalecer seu vínculo com ele.


Aqui no blog já citamos alguns em outros posts. Hoje vamos dedicar espaço para a linguagem de uma importante estrutura corporal dos bichanos: as orelhas.

Antenas em forma de orelhinhas

Diferente de nós, humanos, os gatos têm uma orelha muito expressiva. Trata-se de um radar sempre atento aos sons que provêm de diferentes fontes, além de ser um indicador emocional. Para você ter uma ideia, existem cinco sinais básicos relacionados aos estados: tranquilo, alerta, agitado, defensivo e agressivo.

Opa, alerta!

Se o gato está em repouso e, de repente, se agita para se concentrar em algo, as orelhas entram em estado de alerta: as orelhas ficam completamente eretas e giram de forma que sua abertura aponte para frente, acompanhando a mirada felina. Haverá mudança brusca se próximo ao animal ocorrer outro ruído, e então as orelhas e o olhar se voltam para essa direção.



Veja bem, não tô curtindo

Em situação de conflito, frustração ou temor, as orelhas do gato irão fazer uma meia rota para trás, de forma rápida. Em gatos selvagens – que contam com um mecanismo mais refinado – isso pode ser notado com o eriçado de pelos específicos nessa região.

Vou esconder para proteger

Na defensiva, o ronrom achata completamente as orelhas, numa tentativa de “torná-las invisíveis”. Eles mantêm as orelhas em posição plana, junto à cabeça, para protegê-las em caso de briga. Afinal, é um órgão de anatomia delicada, e importante para as atividades básicas do animal.


Existe uma espécie chamada Scottish Fold que mantém suas orelhas sempre nessa posição, indiferente do seu estado de ânimo. Talvez, seja daí que vem aquela expressão “estar sempre na defensiva”, hihihi (brincadeirinha).


Eu tô bravo e vou atacar!

Um gato agressivo - em estado hostil sem estar particularmente assustado -, tem uma postura de orelhas especial. As orelhas ficam entre os estados de alerta e defensiva, mas não permanecem completamente achatadas. Se você estiver de frente para o gatinho e conseguir visualizar a parte posterior da orelha, corra meu amigo, pois este é o sinal mais perigoso que um gato pode transmitir, verbalizando uma espécie de “não mexa comigo, pois estou pronto para atacar”.


O motivo para ele mostrar a parte posterior da orelha é pela necessidade de movê-las para trás e achatá-las totalmente em caso de confronto (e proteger as orelhinhas, claro!). Em gatos selvagens e tigres é possível ver cicatrizes nessa parte do corpo – mostrando como são alvo em momento de briga.


No caso dos tigres, eles possuem uma mecha branca com bordas pretas na parte posterior de cada orelha. Dessa forma, quando está muito zangado, não ficam dúvidas sobre seu estado de humor, já que um par de mechas brancas vibra à vista do oponente. Os gatos domésticos não contam com este tipo de estrutura, mas o posicionamento das orelhas deixa explícito que o bichano não está de brincadeira.


Tô tranquilo, tô de boas

Neste estado, a abertura da orelhinha aponta para frente e levemente para fora. Isso não significa que o radar “capta tudo” não esteja funcionando. Mesmo em estado relax, o bigodudo pode escutar sons de longo alcance. Se você fizer um mimo na cabecinha do gato, verá que as orelhas ficarão nessa posição ou levemente caídas para as laterais, uma ternura que logo será acompanhada de uma ronronada pra você!



Imagens: www.goodwp.com/ nowombintheinn.wordpress.com/ Youtube / Youtube / Cooltickling.com

Enquete
Publicações recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
bottom of page