Destaque

Sem gosto: Gatos não sentem o sabor doce!

Muitos de nós, humanos, somos loucos pelos doces.

Sabemos como age no nosso cérebro, o “bem estar’ que nos proporciona e também como pode ser prejudicial se consumido em excesso.

Mas diferente de nós, que nos dividimos entre o amor ao doce ou ao salgado, os felinos não tem esse problema.

De acordo com estudos, pesquisadores descobriram que os gatos são os únicos mamíferos que não possuem a capacidade de sentir o sabor doce – o açúcar - (ou possuem essa capacidade muito, mas muito limitada).

A língua dos gatos possui pequenas saliências na sua extensão, chamadas de papilas. As papilas são formadas pelo mesmo material das unhas dos felinos, não tem função gustativa e sim, servem para alisar e limpar os pelos.

É na base, ponta e lados da língua que estão as papilas responsáveis por permitir que os felinos percebam e sintam o gosto dos alimentos. Mas essas papilas são diferentes das nossas (humanos) e não identificam o sabor doce.

Por não identificar o sabor doce e não agradar muito o amargo, os felinos se tornaram grandes apreciadores e especialistas em identificar o odor, textura e sabor do salgado. (Veja aqui mais sobre o olfato dos gatos).

Por isso, muitas vezes ouvimos alguém próximo falar que o seu gato é “enjoado” e só come o que quer. É porque eles são muito mais sensíveis que os outros animais quanto à qualidade da comida.

É claro que, existe sim relatos de donos dizendo que seus pequenos consomem e ‘amam’ comer sorvete, mel, iogurte e mais sei lá o que. Pode ser que na verdade, eles estejam sentindo o sabor de outros ingredientes; pode ser que há exceções e os receptores gustativos desses felinos tenham se alterado e possibilitam eles de provar e sentir esses sabores (algo bem incomum), mas pode ser também que eles comem por comer, sem sentir.