top of page
Destaque

Sem gosto: Gatos não sentem o sabor doce!

Muitos de nós, humanos, somos loucos pelos doces.

Sabemos como age no nosso cérebro, o “bem estar’ que nos proporciona e também como pode ser prejudicial se consumido em excesso.

Mas diferente de nós, que nos dividimos entre o amor ao doce ou ao salgado, os felinos não tem esse problema.

De acordo com estudos, pesquisadores descobriram que os gatos são os únicos mamíferos que não possuem a capacidade de sentir o sabor doce – o açúcar - (ou possuem essa capacidade muito, mas muito limitada).

A língua dos gatos possui pequenas saliências na sua extensão, chamadas de papilas. As papilas são formadas pelo mesmo material das unhas dos felinos, não tem função gustativa e sim, servem para alisar e limpar os pelos.

É na base, ponta e lados da língua que estão as papilas responsáveis por permitir que os felinos percebam e sintam o gosto dos alimentos. Mas essas papilas são diferentes das nossas (humanos) e não identificam o sabor doce.

Por não identificar o sabor doce e não agradar muito o amargo, os felinos se tornaram grandes apreciadores e especialistas em identificar o odor, textura e sabor do salgado. (Veja aqui mais sobre o olfato dos gatos).

Por isso, muitas vezes ouvimos alguém próximo falar que o seu gato é “enjoado” e só come o que quer. É porque eles são muito mais sensíveis que os outros animais quanto à qualidade da comida.

É claro que, existe sim relatos de donos dizendo que seus pequenos consomem e ‘amam’ comer sorvete, mel, iogurte e mais sei lá o que. Pode ser que na verdade, eles estejam sentindo o sabor de outros ingredientes; pode ser que há exceções e os receptores gustativos desses felinos tenham se alterado e possibilitam eles de provar e sentir esses sabores (algo bem incomum), mas pode ser também que eles comem por comer, sem sentir.

Vale lembrar que, por não possuir a capacidade de detectar o sabor doce, os gatos podem também não possuir algumas funções relacionadas a digestão desses açucares (e carboidratos) e por isso, o organismo não sabe como tratar adequadamente essa fonte de nutriente. Isso pode causar uma série de doenças e complicações na saúde do seu felino, como por exemplo, a diabetes.

Portanto, você já sabe, muito cuidado com o que você dá ou deixa o seu gatinho comer!

Fotos: http://papodeprimata.com.br/lingua-de-gato/

http://joanitas.com/2011/12/23/desejo-do-dia-bag-pao-de-acucar-e-um-congelador-de-cerebro/

Fonte: http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/estranho_porem_verdade_gatos_nao_sentem_o_sabor_doce.html

http://gatosnalua.com/verdade-ou-mito-gatos-nao-gostam-de-doces/

Enquete
Publicações recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
bottom of page