top of page
Destaque

Eu posso dar leite para o meu Gato?

Sempre que pensamos na alimentação dos gatos, o primeiro alimento que nos veem a cabeça é o leite, não é mesmo?

Isso talvez esteja associado ao fato de que, quando éramos pequenos, os desenhos infantis que embalavam nossos programas de TV mostravam muito a figura do gatinho bebendo e se deliciando com o leite.

Mas o fato é que o leite não faz tão bem assim aos pequenos bichanos.

Quando nascem, os gatinhos precisam e devem se alimentar apenas com o leite materno. Esse leite, proveniente da mãe, é rico em proteínas, gorduras e anticorpos, substâncias importantes para o seu crescimento e adequado desenvolvimento.

Mas se a mãe não puder amamentar ou os filhotes perderem o contato com ela por algum motivo, o leite materno não deve ser substituído por outros tipos de leites, como o de vaca e o de soja, por exemplo. O ideal é conseguir uma mãe substituta ou administrar leites industrializados, disponíveis no mercado, específicos para gatos.

Não, você não leu errado, existe sim leite específico para gatos e melhor, que não contém lactose!

Após o desmame, o leite deve ser excluído da dieta alimentar dos gatos e é importante introduzir outros tipos de alimentos, como por exemplo, as rações. Isso porque, conforme vão atingindo a vida adulta, o metabolismo dos gatos vai ficando mais lento, perdendo o poder de aproveitamento da lactose e diminuindo a produção adequada da enzima lactase, e essa enzima é importante para a digestão do leite.

Com uma digestão inadequada e o aumento de bactérias no tracto digestivo, gatos adultos, ao ingerir leite, podem sofrer uma série de complicações de saúde como inchaço, gases, dores abdominais e diarreia.

E por que o leite da vaca não é recomendado?

Porque o leite da vaca é rico em açúcar (lactose) e insuficiente em proteínas e gorduras, além disso, é produzido por um herbívoro, portanto não adequado a um carnívoro.

E o leite de Soja, pode?

Também não é recomendado.

O leite de soja, assim como o da vaca, tem em sua composição açúcar, que é usada para melhorar o sabor e, portanto, pode igualmente causar problemas de estômago e até de pele pois, alguns gatos podem apresentar ou desenvolver alergia a proteína de soja.

Então agora você já sabe, nada de leite para o seu gato, a não ser que ele seja filhote e seja amamentado pela mãe, por uma mãezinha emprestada ou com o leite apropriado.

No mais, a dica é oferecer uma alimentação equilibrada, nutritiva e adequada as características do pequeno.

Haaaa e muito importante, ofereça muita água para que seu gatinho possa regular a temperatura corporal, digerir alimentos e eliminar resíduos.

Fonte: http://www.blogdogato.com.br/gatos-podem-beber-leite/

http://idmedpet.com.br/dieta-e-nutricao/faz-mal-dar-leite-para-o-gato.html

http://revistameupet.com.br/alimentacao/leite-pode-fazer-mal-para-gatos/137/#

http://meusanimais.com.br/os-gatos-devem-beber-leite/

Fotos: http://www.leandrominozzo.com.br/blog/author/admin/page/6/

http://petmoney.blogosfera.uol.com.br/2015/05/05/brasileiros-gastaram-r-167-bilhoes-com-bichos-

https://www.flickr.com/photos/gatoteria/5327748652

http://www.misturageral.com.br/o-leite-de-vaca-e-para-os-bezerros/

http://meusanimais.com.br/notas-sobre-o-instinto-maternal-dos-gatos/

Enquete
Publicações recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
bottom of page